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Nutróloga Liliane Oppermann explica o que é mito e o que é verdade entre o que circula por aí sobre dieta e boa forma

O verão está chegando e a estação é sempre um estímulo a mais para entrar em forma ou buscar alimentação e hábitos mais saudáveis. Com isso, cada vez mais circulam por aí receitas milagrosas e fórmulas mágicas para alcançar o corpo considerado ideal. E muita coisa que dizem é pura lenda. 

A nutróloga Lilian Oppermann, especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), listou e acabou com alguns desses mitos.

Comer pão ou carboidratos à noite engorda?

Pão não é o vilão
Thinkstock/Getty Images
Pão não é o vilão

"O que engorda não é o carboidrato e nem o horário em que é o consumido. O problema está no consumo em excesso e na alimentação desiquilibrada. Portanto, o segredo é a moderação. Mito . Não existe hora para um alimento engordar. As calorias dele são as mesmas o dia todo. O único cuidado que deve ser tomado por quem consome carboidratos à noite é evitar comer o tipo refinado, que promove picos de índice glicêmico e oferecem um risco maior de serem armazenados na forma de gordura. Prefira as versões de carboidratos (pães, massas, arroz) integrais".

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Abacate é proibido na dieta. Ovo também!

Omelete pode entrar na dieta
Getty Images
Omelete pode entrar na dieta

"O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas, se consumida em quantidade adequada, não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e, sim, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim). 

"E se a pessoa quiser comer um ovo e reduzir a ingestão de outras fontes de colesterol, ou seja, não comer carnes gordurosas, não ingerir manteiga, então, está autorizado a comê-o. O mais importante não é um alimento ser o salvador ou vilão; o conjunto de todos alimentos ingeridos é que interfere no resultado. Quanto mais variada e equilibrada for a dieta, mais saudável ela será. MITO ". 

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Beber água em jejum emagrece?

Água é importante, mas não faz milagres
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Água é importante, mas não faz milagres

"Mais um MITO . A água é fundamental para o ser humano, mas não tem o poder de, sozinha, oxidar gorduras. Durante o dia, eliminamos muita água através da transpiração, respiração, urina e fluidos corporais. É preciso repor esta perda para que, assim, o seu organismo trabalhe corretamente. A água ainda melhora o funcionamento intestinal, auxiliando na digestão e eliminação de substâncias que o organismo não precisa mais".

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Chá verde emagrece!

Chá verde
Thinkstock/Getty Images
Chá verde

"Isso é verdade . O chá verde é rico em cafeína e catequeninas que estimulam a termogênese, aumentando o gasto calórico e ativando o metabolismo. Mesmo com todos os benefícios, eles são apenas coadjuvantes na dieta. Não é bom exagerar". 

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Se abusar nos alimentos em um dia, emagreço se fizer jejum no outro?

"Mais uma mentira . Se ficar em jejum no dia seguinte, seu metabolismo trabalharará mais lentamente. Procure não abusar, mas, caso aconteça, no dia seguinte volte a seguir um plano alimentar de emagrecimento. Não é preciso ficar sem comer ou comer menos ainda. Uma dica boa é praticar exercícios físicos para que, assim, você 'queime' mais calorias. Comer apenas saladas e frutas poderá causar deficiência de nutrientes no seu corpo e, por mais que haja uma perda de peso rápida, ela não será duradoura nem saudável".

Exagerou em um dia? Reforce a malhação no outro, mas continue se alimentando bem
Thinkstock
Exagerou em um dia? Reforce a malhação no outro, mas continue se alimentando bem


O que fazer, afinal?

A dica para conseguir a boa forma é clássica: alimentação balanceada, com porções pequenas (até de alimentos integrais ou light) ao longo do dia e escolha correta de alimentos.

"Uma alimentação fracionada contribui muito para eliminação de peso. Não é preciso ter horários fixos, mas também não se deve ficar muitas horas sem comer. O ideal é não ultrapassar o intervalo de três horas entre uma refeição e outra", diz Lilian. 

Os exercícios também são muito bem vindos: "Apenas com a dieta, você perde peso, mas sem ganho de musculatura. Praticar exercícios é muito saudável, proporciona vários benefícios ao corpo, como um gasto calórico maior, o que colabora com o emagrecimento".

Na galeria abaixo, 10 dicas para uma dieta saudável:


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