Tamanho do texto

São alimentos facilmente encontrados em qualquer geladeira e que valem ser incluídos em seu cardápio diário

Sim, o chocolate é um dos alimentos mais saudáveis do planeta. Pelo menos segundo uma lista divulgada esta semana pelo site do jornal britânico "Daily Mail". A publicação, com a ajuda de uma empresa de serviço de buffet conceituada do Reino Unido, montou a relação com alimentos simples, facilmente encontrados em qualquer cada. Veja quais são e os benefícios (mas não exagere nas quantidades!)

Leia mais: Especialistas indicam dez alimentos que você deve comer todo dia

Saiba quais são os alimentos poderosos no combate ao câncer

O que comer à noite para saciar a fome sem acabar com a dieta

1. Limão

Limão
Thinkstock/Getty Images
Limão


Apenas um limão tem mais do que 100% da necessidade diária de vitamina C, o que pode ajudar a melhorar os índices de colesterol bom HDL e ainda fortalecer ossos. Flavanóides cítricos encontrados no limão podem ajudar a inibir o crescimento de células cancerígenas  e têm ação anti-inflatamatória. 

2. Brócolis

Brócolis
Thinkstock/Getty Images
Brócolis


Um talo médio contem mais de 100% da necessidade diária de vitamina K e quase 200% da dose diária recomendada de vitamina C - ambas essenciais para os ossos. Os nutrientes também ajudam a evitar diversos tipos de cânceres. 

Leia também: Bebê de um ano segue dieta paleolítica

3. Chocolate amargo

Chocolate está na lista, mas precisa ter alto teor de cacau
Thinkstock/Getty Images
Chocolate está na lista, mas precisa ter alto teor de cacau


10 gramas diariamente de chocolate amargo pode reduzir a pressão arterial em indivíduos saudáveis. O pó de cacau é rico em flavonóides e anti-oxidantes que podem reduzir o colesterol ruim LDL e aumentar o bom, HDL. 

4. Batata doce

Batata doce
Thinkstock/Getty Images
Batata doce


Uma batata doce tem quase oito vezes a quantidade de nutrientes que combatem o câncer e vitamina A que você precisa diariamente. 

5. Salmão

Salmão
Thinkstock/Getty Images
Salmão

Ótima fonte de ômega-3, substância ligada à redução do risco de depressão, doenças cardíacas e câncer. Uma porção de aproximadamente 90 gramas contém quase 50% da dose diária necessária de niacina, que pode proteger contra perda de memória e Alzheimer. 

Leia também: Dieta paleolítica pode reduzir problemas cardiovasculares, diz pesquisa

6. Nozes

Nozes
Getty Images
Nozes


Contém a maior quantidade de ômega-3 entre todas as castanhas. A substância melhora o humor, ajuda no combate ao câncer e também contra queimaduras do sol (mas não deixe de usar protetor solar). 

7. Abacate

Abacate
Getty Images
Abacate

Rico em gorduras saudáveis, ajuda a abaixar os índices de colesterol. Um abacate tem mais da metade das fibras e 40% de folato que você precisa em um dia, o que ajuda a diminuir os riscos de doenças cardíacas. 

8. Alho

Alho
Getty Images
Alho


Ótimo remédio, o alho por inibir o crescimento de bactérias.O alimento funciona como potente anti-inflamatório e tem  se mostrado eficiente para ajudar a abaixar o colesterol e os níveis de pressão arterial. 

9. Espinafre

Espinafre
Thinkstock/Getty Images
Espinafre

O espinafre contém luteína e zeaxantina, dois importante anti-oxidantes para a saúde dos olhos. Pesquisas recentes mostram que entre as frutas e verduras usadas contra o câncer, o espinafre é um dos mais eficientes. 

10. Feijão

Feijão
Thinkstock/Getty Images
Feijão


Comer uma porção de leguminosas (feijão, lentilha ou ervilas) quatro vezes por semana pode diminuir em 22% o risco de doenças do coração. O mesmo hábito pode reduzir o risco do câncer de mama. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.