Tamanho do texto

Peixes deixam a ceia mais leve, com isso, contribuem para uma melhor digestão. Nutricionistas falam dos benefícios do alimento e ensinam quatro pratos para você se inspirar

Os supersticiosos acreditam que na noite do Ano Novo não é aconselhável consumir aves, pois elas ciscam para trás e isso significa atraso na vida. Para eles, as melhores apostas são as carne de porco ou peixes, que se movimentam sempre para frente e, por isso, podem trazer prosperidade. Se além de boas energias para o ano que começa você busca uma refeição mais saudável, o peixe deve ser o protagonista de sua ceia. 

Aposte no peixe para uma ceia mais leve e saudável
Divulgação
Aposte no peixe para uma ceia mais leve e saudável

"O peixe possui alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais. Esse alimento também possue baixa quantidade de gorduras e é rico em ômega 3", ressalta a nutricionista Cristiane Spricigo. 

Quer comer sem engordar? Veja receitas e substituições para emagrecer sua ceia

Escolher peixe para a ceia também pode ajudar na digestão. "Como a ceia é realizada à meia-noite, neste horário nossa digestão está um pouco mais lenta. Dessa forma, consumir alimentos que possuem uma melhor digestibilidade, como os peixes, torna a refeição mais leve. Além disso, os peixes têm um tempo de preparo menor e são mais versáteis, rendendo várias receitas diferentes", afirma Cristiane, que também é consultora da Netfarma.

Mesmo sendo um alimento leve, se quiser se manter em forma, é melhor não exagerar na ceia. "Não existe uma quantidade específica de peixe, mas recomenda-se um consumo de aproximadamente 100g de peixe ou carnes nas principais refeições", alerta a nutricionsta. Essa quantidade pode variar de acordo com idade, peso, se a pessoa pratica atividade física ou se está em uma dieta restritiva. 

Receitas 

Agora é hora de colocar a mão na massa. A nutricionista Stephanie Fontanari selecionou quatro receitas com peixes para incrementar sua ceia. Os pratos são feitos com salmão, tilápia ou linguado e são muito bem acompanhados por saladas ou arroz. Confira abaixo: 

Peixe no envelope com camarão

Salmão assado com molho de manjericão

Peixe com molho de agrião

Peixe picante no cartucho



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.