Até chocolate ao leite pode melhorar a memória, aponta estudo

Consumo moderado de chocolate pode ajudar nas funções cognitivas e melhorar o desempenho do cérebro

Sabe-se que o chocolate com maior teor de cacau traz inúmeros benefícios à saúde, mas pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália descobriram que tanto o amargo quanto o de maior teor de leite podem trazer melhorias para a memória. 

Estudo acompanhou 968 pessoas durante 30 anos e descobriu que qualquer tipo de chocolate pode melhorar a memória
Foto: Thinkstock/Getty Images
Estudo acompanhou 968 pessoas durante 30 anos e descobriu que qualquer tipo de chocolate pode melhorar a memória

Os pesquisadores queriam saber se haveria efeitos a longo prazo sobre as funções cognitivas, induzidas pelo consumo regular desse doce. Até então, estudos parecidos foram feitos sobre os efeitos a curto prazo ou aqueles produzidos imediatamente depois do consumo. 

Os pesquisadores australianos avaliaram o consumo de chocolate de 968 pessoas entre 23 e 98 anos por cerca de 30 anos, e nesse meio tempo coletaram dados de questionários alimentares. Entre as perguntas, uma se repetia constantemente: qual a frequência em que eles consumiam chocolates. 

Foto: Getty Images
Quem consumia chocolate semanalmente tinha uma melhora na memória

Depois disso, os participantes do estudo foram submetidos a uma série de testes cognitivos para mensurar a performance em vários âmbitos, como a memória visual, de trabalho, verbal, além de outras. Os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiam chocolate semanalmente tinham uma melhora na função cognitiva em todos os campos. 

O efeito foi observado com qualquer tipo de chocolate, não somente o com alto teor de cacau, e pode ter como explicação não somente os flavonoides, que variam muito de acordo com o chocolate, mas é mais encontrado no tipo amargo. A moderação, no entanto, é aconselhada.

Leia mais sobre saúde