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Escovar os dentes após as refeições altera o sabor da comida e desestimula o apetite. Saiba quais pratos garantem um sono tranquilo e ajudam na dieta

Você fez todas as refeições do dia e, antes de dormir, sente fome e tem vontade de atacar a geladeira? Calma! Nós temos a solução: a pedido do iG Saúde , o nutricionista esportivo Marcelo Ferreira listou 11 recomendações que potencializam o valor da dieta e, além disso, fazem com que não seja preciso dormir com fome. 

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Quais alimentos você costuma consumir antes de dormir? Saiba como controlar o apetite e não prejudicar a dieta
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Quais alimentos você costuma consumir antes de dormir? Saiba como controlar o apetite e não prejudicar a dieta




1) A alimentação noturna é essencial e não é proibida, mas deve ser feita de maneira equilibrada. O mais indicado para o final do dia é ingerir alimentos com menor valor calórico, pobre em gorduras, de fácil digestão, com menor teor de sódio e açúcar;

2) Coma devagar mastigue bem os alimentos e procure sentir o sabor. Assim, você comerá de forma correta facilitando sua digestão e em menor quantidade;

3) Evite grandes intervalos de tempo sem comer nada. Faça, em média, seis refeições diárias;

4) Não pule as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) como forma de reduzir calorias;

5) Para não comer muito no jantar ao chegar em casa, a dica é comer ou beber algo antes de ir para casa, como uma fruta ou uma bebida sem açúcar, leite desnatado, suco de frutas ou água de coco;

6) Evite doces. Troque por frutas desidratadas ou bananas, coma mais frutas como maçã e laranjas fazem bem à saúde e reduzem a vontade de comer doces;

7) Algumas pessoas sentem uma grande necessidade de comer doces após o jantar. Uma boa opção também é tomar uma xícara de chá sem cafeína, como chá de ervas, adoçado com um pouco de mel, no lugar do açúcar;

8) Uma outra sugestão para se comer menos à noite é começar o jantar com um bom prato de vegetais. Uma bela salada verde com atum, sardinha ou ovo cozido, coberta com iogurte natural, bem temperada com alho e ervas, como orégano, funciona bem antes do jantar. É saudável, nutritiva e diminui aquela necessidade de comer algo que sacie rápido como pão, batata e alimentos gordurosos

9) Complemente seu jantar com algum tipo de carboidrato, de preferência integral (massas, pães, arroz), acompanhado de uma proteína (carnes magras, ovos, leite e derivados, soja);

10) Para o caso de lanches no jantar, escolha alimentos pouco calóricos e de fácil digestão, como exemplo: sucos naturais, frutas, iogurtes light, pão de forma integral, leite e derivados desnatados. Os integrais são fontes de fibras, o que favorece a saciedade reduzindo a fome;

11) Assim que terminar de comer, escove os dentes. Esta prática desestimula a comer de novo porque altera o sabor da comida.

Receitas saudáveis

Pratos fácies e gostosos para dormir sem peso na consciência:

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