Tamanho do texto

Nutrólogo explica: eles parecem mitos mas, de fato, são hábitos que engordam

Suplício na balança: alguns hábitos contribuem para o aumento de peso
Getty
Suplício na balança: alguns hábitos contribuem para o aumento de peso
Os mitos sobre a dieta podem colocar em xeque o emagrecimento. Existem algumas verdades, no entanto, que até parecem balela – porém comprometem a briga com a balança.

+FOTOS: Veja 19 alimentos que ajudam a perder a barriga

O médico nutrólogo presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Durval Ribas Filho, alerta sobre os riscos destes deslizes que ameaçam as formas saudáveis do corpo. Veja quais são:

Comer enquanto assiste TV (ou usa o computador) engorda

“Sim, em especial, se a pessoa ficar beliscando. Isso ocorre com frequência porque não há reflexão. As pessoas não pensam no que comem e, com isso, sempre comem mais do que deveriam”, afirma Ribas Filho.

Beber (refrigerantes, sucos e alcoólicos) enquanto come engorda

Outra verdade. “Geralmente as bebidas lavam as papilas gustativas e com isso, novamente, vem o desejo de comer.” Os líquidos também têm calorias que não podem ser desconsideradas no plano alimentar. “A água seria a melhor opção, pois não tem calorias”.

Alimentos light ajudam a emagrecer

Fato. Mas isso não quer dizer que as quantidades destes produtos são irrestritas. Para influenciar nos ponteiros da balança, é preciso reduzir a quantidade diária de ingestão dos alimentos e trocar pelas opções light dos mesmos. “Diet e light têm menos calorias, por isso ajudam”.

Siga lendo

40 dicas certeiras para emagrecer 2 kg em um mês

A dieta que emagrece até 5 quilos em 30 dias

Os alimentos que protegem contra o câncer e ajudam a emagrecer

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.