Tamanho do texto

A delícia alimenta, hidrata, refresca e é pedida perfeita para os dias de calor. Aproveite sem se preocupar com a balança

Sorvete de fruta no palito: a opção mais refrescante e a menos calórica
Thinkstock/Getty Images
Sorvete de fruta no palito: a opção mais refrescante e a menos calórica
Com as temperaturas subindo, o sorvete é uma alternativa para lá de refrescante como lanchinho ou sobremesa.

Mas os sabores, recheios e coberturas variados podem fazer você cair em tentação, comprometendo a boa forma, às vésperas do verão.

Para acertar na escolha, confira as dicas das nutricionistas Gisele Pavin, coordenadora de nutrição da Unilever, e Cristina Grandjean, do Spa Fazenda Igaratá.

Sorvetes de frutas são sempre boas opções

Além de proporcionarem refrescância, costumam ser menos calóricos. A escolha pelo sabor depende da preferência de cada um.

"Temos opções bem leves em palito, desde os tradicionais limão e uva, até os com pedaços de fruta, como morango, banana e goiaba”, diz Gisele. Os sabores de fruta também são válidos na versão sorvete de massa.

“Uma bola de sorvete de morango, por exemplo, tem 98 calorias”, argumenta Cristina.

Ao optar por um sorvete de frutas, feito com frutas e água, você ainda reforça a hidratação. “O alimento fornece nutrientes necessários ao organismo e repõe um pouco da água perdida no calor”, completa a nutricionista do Spa Fazenda Igaratá.

As versões menos calóricas

Os sorvetes de fruta de palito podem oferecer de 50 a 120 calorias. Já os de massa podem variar entre 68 e 113 calorias (incluindo os sabores de fruta) e 108 e 135 calorias (incluindo os sabores creme, passas ao rum, chocolate tradicional e outras variedades de chocolate).

“Existem ainda sorvetes de pote que são feitos com leite desnatado e não contêm adição de açúcares. Eles oferecem uma média de 60 calorias por porção (1 bola de 60g)”, diz a nutricionista da Unilever.

As vantagens do frozen iogurte

Se compararmos as calorias ea  quantidade de gorduras, algumas opções de frozen têm quase metade das calorias de um sorvete de creme. “Ele é mais light sim, porque tem menos gordura e calorias”, diz Cristina. Dependendo da forma como o frozen é preparado, a quantidade de gorduras chega a zero – e os que contêm gorduras têm cerca de 70% menos do que o sorvete de massa tradicional.

Em relação à quantidade de sódio, o frozen também é vantajoso já que o sorvete normal tem mais que o dobro desse nutriente. “Mesmo sendo uma gostosura com baixas calorias, cuidado para não extrapolar no consumo”, completa a nutricionista do Spa Fazenda Igaratá.

Sorvetes ao leite e de chocolate não estão proibidos

Os sorvetes de frutas costumam ter menos calorias que os sorvetes a base de leite. Porém já existem opções de sorvetes a base de leite que contêm menos calorias por porção (principalmente pela utilização de leite desnatado e pela substituição do açúcar por edulcorantes) e podem ser incluídos na alimentação sem grande peso na consciência.

No bufê de sorvetes, escolha dois sabores e prefira acompanhamento de frutas
Thinkstock/Getty Images
No bufê de sorvetes, escolha dois sabores e prefira acompanhamento de frutas
“Além disso, os sorvetes a base leite podem proporcionar mais cremosidade e nutrientes, como o cálcio e as proteínas do leite”, argumenta Gisele. Os de chocolate não estão proibidos, mas por terem muitas coberturas e recheios, devem ser consumidos com mais moderação.

Atenção ao bufê de sorvete

Para não extrapolar no bufê de sorvetes, com inúmeras coberturas e acompanhamentos que agregam mais calorias, a dica é olhar todas as opções disponíveis e eleger duas ou três preferidas.

“Tente consumir duas bolas, no máximo. E não exagere nas coberturas, como calda de chocolate, granulado, farofa doce... Dê um toque especial com pedacinhos de frutas. Quanto mais simples for o sorvete, mais você vai sentir o sabor e mais leve ele será”, diz Cristina.

A melhor hora para o geladinho

“Pesquisas mostram que o consumo de sorvete pelos brasileiros geralmente acontece no período da tarde, sendo os potes servidos como sobremesa e divididos entre amigos e família e os picolés tomados individualmente”, revela a nutricionista da Unilever. No entanto, os sorvetes podem ser consumidos em vários momentos do dia, como lanche da manhã, lanche da tarde ou como sobremesa.

“Fica muito saboroso quando consumido com frutas, proporcionando textura e sabor diferenciados a esta sobremesa. O sorvete pode ser utilizado ainda na preparação de bebidas refrescantes ou a base de café e também com bolos leves”, completa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.