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Nem todos doces e sorvetes precisam ser banidos. Aprenda a incorporar gostosuras no cardápio sem comprometer a saúde e o regime

De norte a sul o verão brasileiro é escaldante. Em tempos de aquecimento global, impossível manter-se fora da água ou distante do ar-condicionado . Para aliviar a temperatura corporal, e garantir um refresco longe do mar, além de investir em alimentos ricos em água , é possível manter uma dieta de 1.700 a 2.000 mil calorias com picolés , sorvetes de massa , raspadinhas , smoothies , frutas , sucos e batidas .

Picolés

Para satisfazer a vontade de um picolé, ou aquele desejo torturante de tomar um sorvete, é preciso aprender a jogar. A regra da brincadeira é simples: ao inserir uma sobremesa mais calórica no cardápio do dia, é fundamental pegar bem leve na refeição principal e manter a rotina de exercícios.

Uma vez por semana, os supostos vilões da dieta podem exercer funções de mocinhos. Vale também evitar os excessos. Doses pequenas, apenas para saciar o paladar e matar o desejo de um docinho.

Sorvete de massa

Quando optar por um sorvete de massa, que tem o dobro de calorias do picolé, mesmo nos sabores de frutas, deve ingerir apenas o correspondente a uma bola. O pecado só será perdoado se a escapadinha for feita uma vez por semana.

“Ao escolher um sorvete de chocolate de sobremesa, é preciso evitar coberturas e demais complementos calóricos. Não é necessário abolir os doces, mas é fundamental ter bom senso na hora de fazer escolhas” diz a nutricionista Daniela Jobst, da clinica Nutrijobst, em São Paulo.

Frutas

Para as porções de frutas, a flexibilidade é maior. O consumo, porém, não é liberado. Três porções por dia garantem saciedade, nutrientes e vitaminas necessárias para o bom funcionamento organismo (e da dieta).

As frutas cítricas também são alternativas refrescantes que, de quebra, ajudam a afinar a cintura. No livro 101 alimentos que podem salvar sua vida, David Grotto revela que elas são alimentos adstringentes, ou seja, capazes de reduzir a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo, além de aumentar a sensação de saciedade.

Sucos

Os sucos naturais também são bem-vindos, mas é preciso cuidado. Um suco de laranja é feito, geralmente, com três unidades da fruta, o equivalente ao consumo diário desse grupo de alimentos. "Um suco mais incorpado deve substituir o consumo das três porções indicadas."

Smoothies

Importados das (pouco saudáveis dietas) americanas, o smoothie, suco cremoso que leva sorvete, açúcar e frutas, embora seja um falso magro,  pode ser ingerido uma vez por semana, quando a vontade de saciar a sede com uma bebida diferenciada for irresistível de conter.

Kamila pondera que em alguns estabelecimentos, essa bebida é feita com iogurte desnatado natural, o que reduz drasticamente seu valor calórico. Nesses casos, duas vezes na semana é o máximo permitido.

Raspadinhas

As raspadinhas, bebidas que seduzem mais o publico infantil, estão liberadas sem acréscimo de leite condensado. “O xarope da fruta e o gelo têm baixas calorias, mas o leite condensado deve ser evitado” aconselha a nutricionista.

Batidas

Batidas alcoólicas, como batidas de frutas, podem ser ingeridas, desde que seja respeitada a indicação de dose única. “Se você exagerou em um dia, segure bastante no outro. Não se permitia abusar todos os dias de folga. Escolha um dia para tomar aquele sorvete refrescante, não beba demais o tempo todo. O álcool engorda e não tem nutriente algum. Faça um jogo que satisfaça o desejo daquele doce gostoso, bebida entre amigos, mas sem overdose”, revela Daniela.

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