Tamanho do texto

Livro alerta para armadilhas da dieta e orienta como escolher alimentos

Duelo de calorias e os resultados na balança
Getty Images
Duelo de calorias e os resultados na balança
A matemática é simples (mas cruel). Depois dos 20 anos de idade, estimam os nutricionistas, as pessoas engordam um quilo por ano.

Quando a ficha cai (ou a calça não fecha), o desespero é encontrar estratégias milagrosas que eliminem, em poucas semanas, tudo o que foi acumulado em anos.

Especial: As histórias de pessoas que venceram a obesidade e ensinam as receitas de sucesso

Neste processo, surgem dietas cheias de armadilhas. Sem conhecimento, os que querem emagrecer fazem escolhas equivocadas. Elegem um grupo de alimentos para ser o vilão da obesidade e não têm êxito na batalha contra ela”, explica Luciana Oquendo Pereira Lancha, nutricionista, bioquímica e autora do novo livro ‘Fuja das dietas aprendendo a comer: escolha isso, não aquilo” (Editora Manole).

Na publicação que acaba de ser lançada – Luciana assina em parceria com Antonio Herbert Lancha Júnior – uma espécie de duelo de calorias entre dois pratos é apresentado aos leitores. E, no saldo final, são revelados os "falsos mocinhos" da dieta.

Plano alimentar: Perca até 5 quilos em um mês

“Nossa proposta foi mostrar que comer bem é saber o que se come. Quem só opta por saladas, por exemplo, fica com vontade de um doce (e não resiste) porque falta carboidrato no prato”, ensina Luciana.

Conheça alguns duelos e surpreenda-se:

Goiaba com queijo X pudim de leite

Salada ceaser X prato de nhoque com molho vermelho

Sanduíche de peito de peru com queijo X sanduíche de atum

E mais: Faça o teste e veja se a sua salada é mesmo light!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.