Tamanho do texto

Alimentação rica em carne vermelha, gorduras e açúcar pode acelerar declínio das funções dos rins

Embutidos: dieta rica em carnes, gorduras e açúcares aumenta o risco de problemas nos rins
Rita Grimm
Embutidos: dieta rica em carnes, gorduras e açúcares aumenta o risco de problemas nos rins
Um novo estudo revela que a dieta ocidental – rica em carnes vermelhas e processadas, gordura saturada e açúcar– está associada a um risco maior de declínio das funções renais.

Pesquisadores americanos examinaram os efeitos de três padrões alimentares diferentes sobre as funções renais de 3.121 mulheres por um período de 11 anos. As mulheres eram participantes da pesquisa americana Nurses’ Health Study.

Leia também:
Fila de transplante supera 30 mil pessoas e vagas na hemodiálise são insuficientes
Cinco anos depois de três transplantes, irmãs contam sobre suas novas vidas

Os padrões dietéticos analisados foram o ocidental, o "prudente" (composto principalmente de verduras, frutas, grãos integrais e carnes brancas) e a dieta DASH – guia alimentar elaborado por autoridades de saúde norte-americanas para abaixar a pressão arterial enfatizando frutas, verduras e laticínios semidesnatados e com baixo teor de gordura saturada, gordura total e colesterol.

As funções renais foram avaliadas usando dois métodos diferentes: a taxa de filtragem glomerular (eGFR) – que calcula o percentual de filtragem do sangue pelos rins – e o teste de microalbuminúria, proteína urinária que sinaliza a presença de doenças cardíacas e inflamações.

No geral, as participantes do estudo apresentaram bom funcionamento renal. Mas, os pesquisadores constataram que a dieta ocidental estava associada a níveis mais altos de albuminúria e risco maior de declínio rápido de eGFR. O mesmo não ocorreu com as outras dietas.

O estudo foi publicado nas edições online e impressa de fevereiro do American Journal of Kidney Disease.

“Os rins são órgãos altamente vasculares, por isso não ficamos surpresos ao observar que a dieta ocidental, que já foi relacionada a um risco maior de doenças cardiovasculares, está também associada ao declínio das funções renais com o passar do tempo”, disse a Dra. Julie Lin, médica da divisão renal do Brigham and Women’s Hospital de Boston e principal autora do estudo.

“É interessante que esta descoberta, juntamente com outras pesquisas, aumenta as evidências de que a albuminúria, amplamente considerada um reflexo inicial de doenças vasculares, pode ser influenciada pela dieta”, ela complementou.

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.