Tamanho do texto

Estudo feito nos EUA diz que a maneira como dizemos não diante de um alimento influencia nossa capacidade de resistir a ele

Autocontrole: segundo estudo, tudo é uma questão de como você diz não à tentação
Getty Images
Autocontrole: segundo estudo, tudo é uma questão de como você diz não à tentação
Quando se trata de perda de peso, as palavras que você escolhe quando recusa algo saboroso podem fazer diferença sobre a sua capacidade de resistir à tentação, sugere um pequeno estudo feito por duas universidades norte-americanas.

Beliscador ou restritivo? Veja qual é o seu perfil à mesa

Por exemplo: diante do oferecimento de uma fatia de torta, responder com as palavras “Não quero” em vez de “Não posso” aumenta a probabilidade de você se manter dentro da sua dieta .

“Qualquer que seja o seu ponto fraco em termos de comida, a ajuda está a apenas duas palavras de distância”, afirmaram os coautores do estudo Vanessa Patrick e Henrik Hagtvedt.

“Esta visão é baseada na noção de que dizer ‘não posso’ à tentação sinaliza a inerente privação e a perda de algo desejado”, explicaram os pesquisadores das universidades de Houston e Boston (EUA).

Siga o iG Saúde no Twitter

Por outro lado, disseram eles, a estratégia do ‘não quero’ mostra um senso de determinação e poder sobre a própria vontade.

Na condução do estudo, os pesquisadores distribuiram 30 mulheres em três grupos e as acompanharam por 10 dias. Cada grupo recebeu uma única estratégia de recusa de alimentos: ‘não quero’, ‘não posso’ e apenas ‘não’.

Leia: Como evitar excessos ao comer fora de casa

O estudo, publicado online no Journal of Consumer Research, revelou que a estratégia do ‘não quero’ aumentou a sensação de controle, autonomia e autoconsciência nas mulheres que a usaram. Esta estratégia também criou uma mudança positiva no comportamento delas em longo prazo, tais como dedicação renovada para perder peso.

“O que é incrível sobre esta pesquisa é que ele sugere uma estratégia simples, direta e fácil de implementar. E o mais importante ... ela pode funcionar”, concluíram os autores do estudo.

Continue lendo sobre o assunto:
Comer consciente pode ser solução para vida agitada
Faça o teste e descubra o tamanho da sua fome emocional
Quer emagrecer? Siga o nosso programa de dieta!

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.