Tamanho do texto

Queda na temperatura aumenta a fome e o desejo por alimentos gordurosos. Saiba como driblar isso

Chá quente é boa opção para café da manhã de outono
Thinkstock Photos
Chá quente é boa opção para café da manhã de outono
O friozinho aumenta a fome e requer mudanças na alimentação, a começar pelo café da manhã.

Não adianta manter os mesmos hábitos alimentares do verão no outono, pois o corpo vai reclamar. A queda na temperatura gera um esforço maior ao organismo para se manter aquecido e isso demanda mais energia.

Para obtermos mais energia, sentimos mais fome. É uma forma do corpo avisar que algo precisa ser mudado na rotina. E essa mudança geralmente se manifesta pelo desejo aos alimentos mais gordurosos.

"Estima-se que o corpo precise de 300 calorias a mais por dia", aponta Dyaiane Marques dos Santos, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Você sabia que tomar café da manhã reforçado não ajuda na dieta?

A fome já aperta no início do dia, logo ao sair da cama. Parece que o suco de frutas ficou menos atraente, enquanto o pão com manteiga ganhou um sabor mais irresistível. Mas existem formas de burlar o apetite por alimentos gordos.

“Dê preferência aos alimentos quentes. Eles dão a sensação de calor e reconfortam, acalmando a vontade de comer mais”, explica a nutricionista Gisele Pavin, coordenadora de nutrição da Unilever. Assim, uma bebida quente já seria boa parte da solução para um café da manhã saudável de outono.

Mas não pode ser qualquer bebida quente. Chocolate quente, por exemplo, é muito calórico. A nutricionista recomenda chás quentes com adoçante, pois eles são bem menos calóricos e alguns têm cafeína , que ajuda a despertar.

Se a pessoa realmente preferir leite com chocolate, a nutricionista recomenda leite de soja com achocolatado light. “Bebidas a base de soja são uma ótima opção para serem consumidas quentes. Elas têm baixo teor de gordura, são isentas de colesterol, isentas de lactose e são de fácil digestão”, destaca.

Chá quente é boa opção para café da manhã de outono
Thinkstock Photos
Chá quente é boa opção para café da manhã de outono
Troques e criatividade

Se você faz exercícios de manhã, como musculação ou corrida, vai precisar de uma boa fonte de carboidrato no desjejum. Banana ou vitaminas com esta fruta são ótimas alternativas. Para dar um toque mais voltado ao outono, a banana pode ser aquecida e consumida com canela.

“Canela e gengibre são condimentos que podem auxiliar a elevar a temperatura corporal”, aponta a nutricionista. O gengibre pode ser combinado com chá de camomila ou com erva cidreira.

"Qualquer alimento integral, como pães, biscoitos, cereais, é uma ótima opção para o café da manhã no outono, pois contribui para um bom funcionamento do intestino e promove saciedade", destaca Dyaiane.

Leia também: Malhação com energético

Quem estiver mesmo avesso às frutas, pode disfarçá-las no café da manhã. “Faça um bolo com farinha integral, banana, canela e mel”, recomenda a nutricionista.

Peras e maçãs combinam bem com canela quando cozidas na água. A harmonização do alimento com o tempero potencializa o aquecimento do organismo, reduzindo a fome.

Três elementos

A combinação de carboidratos , proteínas e vitaminas também ajuda a reduzir o desejo por alimentos gordurosos, pois estes são os três elementos fundamentais de qualquer dieta .

“Pães, de preferência integrais e bolo sem recheio (carboidratos), queijos magros, leite desnatado, bebidas de soja (proteínas), frutas ( vitaminas , minerias e fibras )”, exemplifica Gisele.

Com essas combinações, Dyaiane elaborou algumas sugestões simples de café da manhã para o outono. Veja a seguir:

- 1 porção de cereal integral com leite desnatado + 1 fruta

- 1 copo de suco de frutas natural + 1 pão integral com queijo branco

- 1 copo de leite com café + 1 pão francês com margarina + 1 fruta

- 1 banana com aveia + 1 iogurte natural

Leia também:

Sucos que acordam e fazem dormir

Perca peso comendo mais

As vantagens e desvantagens de cada horário para malhar

Onde encontrar a dose certa de cálcio?

Alimentos enriquecidos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.