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Nutricionista explica os prós e contras da mistura e dá dicas para deixar este e outro prato típico do Cerrado mais saudável

Os ingredientes que compõem os pratos típicos do Cerrado dão água na boca, mas também podem pesar na balança. Apesar de nutritivos e saborosos, é possível deixar as receitas da deliciosa galinhada com pequi e do empadão mais saudáveis e um pouco mais magras.

No Comida: Viaje pelos sabores do Brasil

O iG Saúde convidou a nutricionista Paula Crook, da Pb Consultoria em Nutrição, para fazer um raio-x de duas das principais combinações da gastronomia de Goiás. Aprenda as dicas e mãos à obra!

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Pequi (Brasil, Centro-Oeste)
Foto Arena
Pequi (Brasil, Centro-Oeste)
Cerrado – Goiás

Galinhada com pequi: A frutinha nativa dá ao prato o caldo amarelo, intensificado pelos pedacinhos de galinha dourados no óleo e cozidos com arroz, açafrão e também o próprio pequi.

Quais os benefícios desta combinação? O pequi, uma fruta típica do cerrado, é rica em gordura insaturada e fibras. Por isso, protege o coração e aumenta o trânsito intestinal. Além disso, sua polpa contém propriedades antioxidantes por conta dos carotenóides, vitamina C e compostos fenólicos. Outro ingrediente interessante é o açafrão, uma especiaria com propriedades anticancerígena, anti-inflamatória e ação protetora do sistema cardiovascular.

Quais os pontos desfavoráveis? A grande quantidade de óleo pode aumentar as calorias do prato e anular o efeito de proteção ao sistema cardiovascular. Uma colher de chá é o suficiente para o preparo de 400 g de frango. Depois que a gordura secar a dica é acrescentar um pouco de líquido (água ou suco da laranja) para finalizar o cozimento.

Como trazer mais saúde para o prato? Substitua o arroz branco pelo arroz integral ou mesmo o arroz preto, agregando assim uma maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Além do açafrão, acrescente ervas à galinhada, como salsinha, cebolinha, tomilho, alecrim e sálvia. Além de serem benéficas à saúde, isso reduzirá a adição de sal, pois as ervas já vão dar mais sabor à preparação.

Empadão
Dulla
Empadão
Empadão: Esta grande torta leva massa à base de farinha de milho e um incrementado recheio com frango desfiado, fatias de linguiça condimentada, pedaços de carne de porco, batatas cozidas, queijo meia cura, azeitonas, guariroba e ovo.

Quais os benefícios desta combinação? Apesar de ser uma preparação calórica é um prato único, contendo todos os macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) necessários em uma refeição. Contém como um ingrediente especial a guariroba, um tipo de palmito muito utilizado em Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul. Este palmito é cheio de fibras, vitamina C e ferro e apresenta propriedades antioxidantes. A batata, um tubérculo rico em carboidrato, é a principal fonte de energia e também contém quantidades significativas de vitaminas C e do complexo B. Além disso, ela é rica em potássio, um mineral importante para a regulação das funções metabólicas do organismo, incluindo as funções musculares.

Quais os pontos desfavoráveis? A carne de porco e a linguiça condimentada apresentam muita gordura. Uma grande concentração de gordura principalmente saturada pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares. Outro ponto desfavorável é a baixa quantidade de legumes e verduras, que teriam a função de aumentar a oferta de vitaminas e minerais do prato.

Como trazer mais saúde para o prato? Colocar na massa uma parte de farinha integral e de flocos de aveia, agregando maior quantidade de fibras e nutrientes à receita. Acrescentar tomate, cenoura e espinafre deixa o empadão mais nutritivo, com vitaminas e minerais importantes para o melhor funcionamento do organismo. A linguiça poderia ser substituída por peito de peru, que contém uma menor quantidade de gordura. Quanto ao queijo, é possível utilizar o tipo cottage ou a mussarela de búfala, pois ambos contêm menor teor de gordura total e saturada em comparação ao queijo meia cura.

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