Tamanho do texto

Rápido e fácil de fazer, receita pode ser ótima opção para quem quer emagrecer

Omelete: panela antiaderente evita o uso de óleo e deixa a receita mais saudável
Getty Images
Omelete: panela antiaderente evita o uso de óleo e deixa a receita mais saudável
Quebre dois ovos, misture seus ingredientes prediletos e coloque em uma frigideira por alguns minutos. Complete o prato com salada verde fresca e em pouco tempo está pronta uma refeição completa, rica em nutrientes, saudável e que ajuda a emagrecer.

Siga o iG Saúde no Twitter

A grande quantidade de proteína existente no ovo traz sensação de saciedade precocemente.

“Além de ficar satisfeita mais rápido, ela ajuda na queima de calorias”, afirma a nutricionista Tania Collino, da Clínica Singolare.

A albumina presente na clara também é essencial na formação de músculos e, por isso, considerada indispensável para quem quer ganhar massa magra. Com valor calórico baixo, já que tem pouca gordura, o omelete também trará todos os benefícios do ovo.

“Os antioxidantes presentes auxiliam na prevenção de problemas de visão. A gema contém um nutriente chamado colina, importante para a atividade cerebral, pois ajuda na concentração.”, afirma Carolina Baccei, nutricionista funcional.

“A substância também é importante para a memória”, acrescenta Priscila Spiandorello.

Priscila ressalta ainda a presença de betacaroteno e vitamina A.

“São ótimos para a pele”, diz.

Atenção!

Mas para que esta opção seja de fato uma alternativa light e mantenha todos os benefícios à saúde, alguns cuidados devem ser observados. A escolha dos ingredientes, por exemplo, é um deles.

“Não adianta colocar um monte de presunto e queijo, fica pesado. O ideal é preferir legumes ou verduras, como abobrinha ou espinafre”, ensina Priscila.

“O peito de peru tem muito sódio, por isso recomendamos evitá-lo. Indico dois ingredientes saudáveis e gostosos: o tomate e a cebola, por exemplo”.

Veja, no Comida: Os segredos do ovo perfeito

Deve-se atentar também ao preparo do omelete. Para quem realmente quer economizar nas calorias e no consumo de gordura, o melhor é fazê-lo em uma frigideira antiaderente , que dispensa o uso de óleo ou azeite.

“Para que o omelete seja uma opção saudável, o preparo não pode ser feito com gordura” , afirma Tania. Quem não tiver esse tipo de panela, pode usar um fio de azeite para que o preparo não grude.

As especialistas são unânimes: o omelete deve ser feito com, no máximo, dois ovos. E o consumo semanal desse ingrediente não deve exceder a três unidades por semana.

Confira três receitas light:

Receita da nutricionista Tania Collino
Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 colher de água
- 1 pitada de salsinha
- 1 pitada de manjericão ou alecrim
- 2 fatias finas de queijo branco

Preparo:
Separe duas claras e apenas uma gema. Bata as claras em neve. Ao chegar ao ponto, acrescente uma colher de sopa de água e a gema. Coloque a salsinha e o manjericão ou o alecrim. Acrescente uma pitada de sal e o queijo branco picado. Coloque em uma panela antiaderente até ficar consistente e dourado.

Receita da nutricionista Carolina Baccei
Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 pitada de orégano
- ½ tomate picado
- ¼ cebola
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de salsinha ou cebolinha

Preparo:
Bata os dois ovos e aos poucos inclua o sal e o orégano. Mexa. Depois, incorpore o tomate, a cebola e a cebolinha. Coloque um fio de azeite na frigideira e então inclua a mistura até que fique dourada.

Receita da nutricionista Priscila Spiandorello
Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 pitada de salsinha
- 1 pitada de orégano ou manjericão
- ½ abobrinha picada

Preparo:
Corte a abobrinha bem fininha e reserve. Bata os dois ovos com o orégano e a salsinha. Coloque na frigideira, com um fio de azeite, e acrescente as abobrinhas aos poucos. Espere dourar.

Para mais receitas:
Omelete printemps
Omelete com tomate e queijo
Omelelte de espinafre

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.