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Pesquisa diz que visualizar o processo de mudança também funciona para colocar em prática bons hábitos alimentares

Salada de frutas: visualizar hábitos saudáveis ajuda a colocá-los em prática
Getty Images
Salada de frutas: visualizar hábitos saudáveis ajuda a colocá-los em prática
Criar um plano de ação para uma alimentação saudável e visualizá-lo sendo seguido podem ajudar a melhorar os hábitos alimentares. Essa, pelo menos, é a sugestão de pesquisadores da Universidade McGill, de Montreal, no Canadá.

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“Dizer às pessoas para simplesmente mudarem seus hábitos alimentares não funciona, faz tempo que já sabemos isso”, disse Barbel Knauper, professora de psicologia e autora do estudo.

“Porém, pesquisas já mostraram que traçar um plano concreto nos faz agir melhor de acordo com nossas intenções. O que fizemos de novo foi incorporar algumas técnicas de visualização ao plano de ação”, explicou ela.

Participaram do estudo 177 estudantes que tiveram de estabelecer um objetivo para aumentar a ingestão de frutas durante uma semana. Todos eles conseguiram ingerir mais frutas durante o período designado. Entretanto, aqueles que traçaram um plano concreto, por escrito, visualizando como ele seria seguido (por exemplo, como e onde as frutas seriam compradas, preparadas e ingeridas) conseguiram dobrar a ingestão de frutas em comparação ao grupo que não definiu um plano de ação.

A professora explicou: “Antes de competições, é comum que os atletas façam um trabalho mental, como em um ensaio do próprio desempenho, geralmente atingindo resultados de sucesso. Por isso imaginamos que a visualização da rotina alimentar, desde onde comprariam até como preparariam as frutas, aumentaria as chances da mesma ser seguida. E foi exatamente isso que aconteceu”.

O estudo foi publicado na edição atual do periódico Psychology and Health.

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