Tamanho do texto

A regra dos cinco segundos é um mito, dizem especialistas

Vai comer mesmo assim? Nem pense nisso!
Getty Images
Vai comer mesmo assim? Nem pense nisso!
Conhece aquela regra dos cinco segundos para quando uma comida cai no chão? Será que é seguro comer um alimento se ele passar apenas alguns segundos no chão?

“A regra dos cinco segundos deveria virar a regra do zero segundo”, diz Roy M. Gulick, chefe da divisão de doenças infecciosas do Weill Cornell Medical College.

“Comer alimentos que caíram no chão representa um risco de a ingestão de bactérias e subsequente doença gastrointestinal, e o tempo que a comida passa no chão não muda o risco”.

Em geral, se existem bactérias no chão, elas se unem ao alimento quase imediatamente com o contato, disse Gulick.

Os fatores que influenciam o risco e o índice de transferência bacteriana incluem o tipo de chão; o tipo de alimento; o tipo de bactéria; e há quanto tempo a bactéria está no chão.

Num estudo publicado em 2006 no “The Journal of Applied Microbiology”, pesquisadores da Clemson University testaram salmonelas colocadas sobre madeira, azulejo e carpete, e deixaram cair bolonhesa nessas superfícies por 5, 30 e 60 segundos. No caso da madeira e do azulejo, mais de 99% das bactérias foram transferidas quase que imediatamente, e não houve diferença com o tempo de contato.

O carpete transferiu um número menor de bactérias, também sem diferença devido ao tempo de contato. A quantidade de bactérias transferidas aumentou ao longo das horas, mas ainda houve milhares de bactérias por centímetro quadrado nas superfícies depois de 24 horas, e centenas sobreviveram nas superfícies por até 4 semanas.

Ou seja, algumas poucas bactérias de salmonela já podem causar gastroenterite.

* Por C. Clairborne Ray

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.