Tamanho do texto

Elas podem ser usadas nos mais diversos preparos e substituir até o sal, ajudando no combate a várias doenças

Retiradas dos frutos maduros, as sementes são ricas em ácidos graxos, vitaminas e minerais
Thinkstock/Getty Images
Retiradas dos frutos maduros, as sementes são ricas em ácidos graxos, vitaminas e minerais
Retiradas dos frutos completamente maduros, as sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos mono e poliinsaturados, elevado teor de fibras e fonte dos minerais zinco, magnésio e potássio e das vitaminas E, A e do complexo B.

Graças a essas propriedades, trazem diversos benefícios à saúde, desde combater problemas no coração , até auxiliar o controle da pressão arterial e melhorar o humor.

“O óleo de semente de abóbora extravirgem tem sabor suave, o que permite sua utilização em variadas preparações, principalmente em saladas”, ensina a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde. Quando torradas e salgadas elas podem entrar em receitas de pães, sopas e saladas ou saboreadas como aperitivo. Mais: moídas, substituem o sal para temperar.

Consumidas regularmente, dentro de uma dieta variada e equilibrada, as sementes de abóbora podem beneficiar sua saúde. Veja por quê:

Coração
“O óleo de semente de abóbora extravirgem é fonte de ômega-9, ácido graxo monoinsaturado, o que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares”, explica Bruna. Seu consumo pode colaborar para a redução do colesterol e dos triglicerídeos. A semente também é rica em potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial.

Leia: Como controlar colesterol e triglicerídeos sem remédios

Intestino
Essas sementes estão entre os alimentos com maior teor de fibras, auxiliando na prevenção e tratamento da prisão de ventre.

Leia mais: Vença a prisão de ventre comendo!

Olhos
Fontes de vitamina A, tanto as sementes quanto o óleo atuam na saúde dos olhos , prevenindo doenças como a degeneração macular.

Saiba mais: A tecnologia a favor da visão

Pele
Rico em vitamina E, uma vitamina com potente ação antioxidante, o óleo de semente de abóbora pode ser coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce.

Leia também: Os cuidados com a pele em cada idade

Sistema imunológico
“O consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário para a diferenciação das células do sistema de defesa do corpo”, relata Bruna Murta.

Você sabia? Ioga ajuda a melhorar a imunidade

Humor
As sementes de abóbora são fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina – hormônio relacionado ao bem-estar. “Seu consumo está relacionado com a melhora do humor e depressão”, atesta a nutricionista.

Leia mais: 10 alimentos que melhoram o humor

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.