Tamanho do texto

Recurso frequentemente recomendado para reduzir o consumo de calorias não é uma estratégia eficaz, dizem pesquisadores

P, M e G: pesquisa contradiz máxima de que prato menor ajuda a comer menos
Getty Images
P, M e G: pesquisa contradiz máxima de que prato menor ajuda a comer menos
Usar um prato de tamanho menor para fazer as refeições não influencia na quantidade de alimento ingerido, sugere um novo estudo que desafia essa crença amplamente difundida.

O estudo foi publicado recentemente no Jornal de Nutrição Humana e Dietética.

“Pratos menores são frequentemente recomendados como um recurso para controlar o consumo. Mas isso simplesmente não é uma estratégia eficaz”, afirmou Meena Shah, professora de cinesiologia na Texas Christian University, em Fort Worth (EUA), em comunicado oficial à imprensa.

Veja no infográfico: Você é o que você come

O estudo incluiu 10 mulheres com sobrepeso ou obesas e 10 participantes com peso normal. Os dois grupos foram aleatoriamente designados para almoçar usando um prato pequeno (21,6cm) ou grande (27,5cm). As mulheres foram orientadas a servir-se e a comer até ficarem satisfeitas. As voluntárias da pesquisa fizeram isso em dois dias diferentes, usando pratos de tamanhos diferentes a cada vez.

“É possível que o tamanho do prato não tenha um impacto sobre o consumo de energia porque as pessoas comem até ficarem cheias, independente dos utensílios que estão usando”, disse Shah.

Siga o iG Saúde no Twitter

Ela observou que as mulheres com sobrepeso e obesidade “relataram níveis mais baixos de fome e consumos potenciais menoes antes das refeições, e sentiram-se menos cheias após as refeições em comparação com as mulheres de peso normal – apesar de não haver diferença no consumo de energia entre os dois grupos. Isto, aponta a pesquisadora, sugere que os indivíduos com sobrepeso ou obesidade podem ter uma capacidade menor do que os adultos com peso normal de sentir fome e saciedade. "

Siga lendo:
Faça o programa de dietas do iG Saúde
A dieta dos países magros

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.