Tamanho do texto

Quem medita tem mais controle sobre áreas importantes do cérebro e, por isso, está mais protegido

Meditação protege o cérebro
Getty Images
Meditação protege o cérebro
Um novo estudo descobriu que pessoas que praticam meditação parecem ser capazes de desligar áreas do cérebro associadas aos distúrbios psiquiátricos , como o autismo e a esquizofrenia .

Conheça a história de um engenheiro que descobriu a esquizofrenia e levou anos para encontrar tratamento

Aprender como o cérebro funciona durante a meditação pode ajudar no avanço de pesquisas em dezenas de doenças, de acordo com o autor da análise, Judson Brewer, professor assistente de psiquiatria da Yale University, nos EUA.

Ele e sua equipe utilizaram exames de ressonância magnética para escanear a atividade cerebral em praticantes de meditação novatos e experientes.

Os habilidosos diminuíram a atividade na rede normal do cérebro ligada a lapsos de atenção e distúrbios como ansiedade , transtorno do déficit de atenção , mesma região responsável pela construção de placas associadas à doença do Alzheimer .

Faça o teste e veja se o seu estresse prejudica a saúde

Os pesquisadores descobriram também que quando o "modo normal" de trabalho do cérebro está ativo, regiões associadas com o automonitoramento e controle cognitivo também estão ativadas. Isso é atestado apenas em quem medita há muito tempo, mas não em quem é novato na meditação.

A interpretação dos autores é que este comportamento sugere que, quem medita, monitora  e suprime constantemente pensamentos egoístas.

Os indivíduos que meditavam há muito tempo foram capazes de coativar duas regiões do cérebro durante a meditação e também enquanto descansavam, sugerindo que eles tenham desenvolvido um modo padrão novo, mais centrado no presente.

“A habilidade da meditação de se focar no momento é parte da filosofia e da prática contemplativa há milhares de anos”, disse Brewer, no material de divulgação da Universidade de Yale.

"A marca registrada de muitas doenças mentais é uma preocupação com os próprios pensamentos, uma condição que a meditação parece afetar. Isso nos dá boas pistas sobre como os mecanismos neurais podem estar trabalhando clinicamente." O estudo foi divulgado na edição de Novembro da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Veja também:
Contra a ansiedade e o estresse, respire
Descubra seu nível de estresse
Meditação ajuda a lidar com a dor