Tamanho do texto

Com a chegada da nova estação, é necessário adotar medidas que evitem o surgimento de doenças e odores indesejáveis.

Evite ficar muito tempo com a roupa de banho molhada e sempre lave o biquíni depois de usá-lo
Thinkstock
Evite ficar muito tempo com a roupa de banho molhada e sempre lave o biquíni depois de usá-lo

Caminhar na praia, mergulhar no mar, nadar na piscina ou simplesmente descansar em um gramado no campo. O verão vem aí, e com ele todas essas atividades de lazer que, associadas ao calor, podem representar perigo à região íntima feminina. Isso acontece porque a maior exposição à umidade e outros elementos aumentam as chances de desenvolver doenças e odores indesejáveis nessa área do corpo. Para evitá-los é preciso tomar alguns cuidados básicos de higiene.

Você, quando vai à praia ou à piscina, passa o dia inteiro com o biquíni úmido? Pois saiba que isto pode causar problemas na região íntima durante essa época. A umidade e o calor facilitam a proliferação de agentes microscópicos, como fungos e bactérias, causadores de corrimentos e odores desagradáveis.

O ideal é não ficar muito tempo com a roupa de banho molhada – e nunca reutilizar o biquíni sem que esteja bem limpo. Se você for passar vários dias em áreas litorâneas, e não tiver acesso à maquinas de lavar ou não puder levar uma quantidade de roupas de banho para todos os dias, o jeito é lavar durante o banho. Mas cuidado: é preciso secar bem a roupa em locais arejados.

O calor e o próprio suor também são inimigos. Em dias mais quentes, principalmente aqueles em que você exerça atividades físicas, o conselho é não usar roupas que abafem a região íntima, como tecidos sintéticos, calcinhas fio dental ou calças apertadas como o jeans.

Além da umidade, outros elementos dentro da água também podem ocasionar alguns problemas para a região íntima. Quanto mais suja e mais poluída, maiores as chances de contaminação. A areia é outro agente que deve ser evitado. Por isso, tenha cuidado com a higiene íntima na hora do banho. O mais aconselhável é usar um sabonete íntimo com pH ácido, semelhante ao pH natural da região genital, , algo muito importante para ajudar a proteger esta região.

Tomando esses cuidados, você estará com a saúde em dia para curtir o melhor do verão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.