Tamanho do texto

Molhos, frutas e outros alimentos pigmentados são responsáveis por deixar os dentes mais escuros a longo prazo

Ficar com os dentes escuros é um problema que, apesar de apenas estético, incomoda muita gente. Os responsáveis pelo escurecimento são alguns alimentos coloridos, natural ou artificialmente, considerados cromógenos, ou seja, com potencial para mudar a cor dos dentes.

“Esses alimentos, quando encontram dentes com o esmalte um pouco poroso e desgastado, aderem-se a porosidade, onde se depositam ao longo do tempo” explica o dentista Paulo Zahr.

>> Conheça alguns alimentos que escurecem os dentes:



Para evitar o escurecimento dos dentes, Paulo afirma que não é necessário restringir a ingestão de todos esses alimentos: “Pode comer normalmente, mas depois sempre faça a escovação”.

O cirurgião dentista Luís Marcelo Sêneda recomenda ainda que se não puder escovar os dentes no momento, faça um bochecho com água, pois ajuda a retirar o excesso do pigmento depositado nos dentes.

“É até melhor escovar os dentes depois de 20 minutos da ingestão de algum alimento, porque a ação da saliva ajuda a realizar a remineralização dos dentes”, afirma Luís.

Ele lembra ainda que é necessário ir ao dentista a cada quatro ou seis meses para que o profissional detecte este ou outros problemas mais graves na boca.

Leia também:
É melhor clarear os dentes em casa ou no consultório?
Frutas e castanhas protegem os dentes
Como cuidar dos dentes do meu bebê?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.