Tamanho do texto

A dificuldade vai além dos 217 quilômetros. É preciso preencher alguns requisitos para ser aceito

Daniel Meyer é corredor de montanha, maratonista e triatleta experiente: currículo aprovado para a BR135
Guilherme Lara Campos / Fotoarena
Daniel Meyer é corredor de montanha, maratonista e triatleta experiente: currículo aprovado para a BR135
Não basta querer e ter preparo físico para enfrentar os 217 quilômetros da Ultramaratona BR 135, na Serra da Mantiqueira . O atleta precisa ser convidado pela organização.

“É assim desde o início. Uma comissão, formada por cinco membros da Comunidade de Ultramaratonistas do Brasil, analisa os currículos e bate o martelo”, conta Mário Lacerda, idealizador da BR.

A seleção costuma ser feita no início do segundo semestre do ano. Veteranos de outras edições têm preferência. Aqueles que foram pacers (corredores que ficam ao lado do atleta inscrito, correndo junto e zelando por sua motivação e bem-estar) em outras edições da BR também têm seus currículos analisados de forma especial. E há vagas até para peregrinos que já fizeram o Caminho da Fé ou outros do gênero.

Antonio Hummel: peregrino do Caminho da Fé na Ultra BR135
Guilherme Lara Campos / Fotoarena
Antonio Hummel: peregrino do Caminho da Fé na Ultra BR135
Para os estreantes, é necessário comprovação de participação de três provas de 24 horas (tendo sido feito pelo menos 130 quilômetros em cada uma); ou ter terminado oficialmente pelo menos uma prova com mais de 160 quilômetros; ou ter terminado oficialmente pelo menos duas provas com mais de 80 quilômetros contínuos.

O candidato deve ter ainda anos de experiência em esportes de endurance como corridas de longas distâncias, corridas de aventura, triatlo, Ironman, ultraciclismo.

Uma maneira mais “fácil” de encarar a Ultra BR135 é formar duplas ou trios. No total, no máximo, são aceitos 100 atletas. É necessário ainda pagar uma taxa de inscrição no valor de 750 reais (brasileiros) e 750 dólares (estrangeiros).

Mesmo com toda essa peneira, com a dificuldade dos 217 quilômetros e com a incerteza sobre completar ou não a prova, a disputa pelas vagas da BR é grande. Quem não consegue por algum motivo, costuma insistir. Até finalmente conseguir cruzar a linha de chegada .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.