Tamanho do texto

Para o segundo semestre, a aposta é o retorno das aulas de aeróbica em grupo e sem aparelhos

Polainas de volta à sala de ginástica: inspiração nos anos 80
Getty Images
Polainas de volta à sala de ginástica: inspiração nos anos 80
A novidade das academias de ginástica para o próximo semestre será um tipo de malhação que em nada conta com aparelhos de última geração, ao contrário. São exercícios à moda antiga, inspirados nos que já foram moda nos anos 80 e 90.

Os empresários do setor disseram, durante a 21ª feira internacional de Fitness – que ocorreu em Santos, litoral paulista, no último final de semana – que as aulas de aeróbica e de dança, aquelas feitas em grupo e sem o recurso de aparelhos como steps, bolas e pesos, devem voltar com tudo nos próximos meses em todo País.

Faça o teste: Qual a atividade física ideal para você?

Na feira internacional, foram apresentados três tipos de aulas diferentes – todas ministradas para mais de 30 pessoas e com um pezinho nos tempos das polainas coloridas e dos rabos de cavalo altos – que devem ser o sucesso no segundo semestre de 2011 e início de 2012.

“Já no final do ano passado, começamos a pensar no retorno das aulas de ginástica em grupo, processo que está consolidado agora”, afirmou o presidente da Fitness Brasil e organizador da feira, Waldyr Soares.

“É uma aposta de modalidade muito interessante por alguns motivos. O primeiro porque o mercado está saturado, mas precisamos crescer, em especial entre as classes C e D. Sendo assim, é de encher os olhos a possibilidade de ter uma sala de aula lotada, em que o único custo é o professor e não é preciso investimento em aparelhos ultramodernos. Um outro fator é que a idade dos alunos é cada vez mais variada e este tipo de ginástica pode ser feita pelo adolescente, adulto e idoso”, acrescenta Soares.

“Uma outra característica é que as aulas são fáceis, o que também deve atrair os sedentários (80% dos brasileiros segundo a última pesquisa do Ministério da Saúde) que nunca fizeram um único exercício na vida”, completa o presidente da Fitness Brasil.

O iG Saúde participou das diversas capacitações de professores de ginástica na Fitness Brasil e traz um resumo dos exercícios que prometem conciliar diversão e queima de calorias e ainda relembrar o passado. Confira!

Aeróbica retrô, da música ao figurino

Zumba, a aula latina fácil, fácil

Sh’Bam, o happy-hour da dança

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.