Tamanho do texto

Para quem não consegue treinar sem música e adora uma aula em grupo, a modalidade pode fazer efeito

Sala de aula da academia Bio Ritmo, em São Paulo, comporta 20 alunos de pilates
Divulgação
Sala de aula da academia Bio Ritmo, em São Paulo, comporta 20 alunos de pilates
Quando ele chegou ao Brasil, seu grande trunfo era oferecer um trabalho individualizado. Três alunos por turma era o máximo permitido nas escolas especializadas e uma sala de tamanho médio dava conta dos aparelhos específicos para a prática do Pilates.

Prepare-se: 90 dias para o verão: como chegar em forma

Nas academias, aos poucos o conceito foi incorporado às grades de ginástica, mas sem o equipamento robusto. Usava-se apenas bolas e elásticos para desenvolver os exercícios em solo.

Para refrescar o cardápio às vésperas do verão, uma nova técnica está sendo oferecida na rede Bio Ritmo, em São Paulo: o Pilates coletivo, com trilha sonora. A ideia é arrebatar os alunos mais agitados e sociáveis, defende Isaias Lemes Vieira, professor da modalidade.

“Quem gosta da técnica, mas prefere malhar em grupos e acha o conceito tradicional um pouco monótono, vai se identificar com a nova proposta.”

Programa de Exercícios: Entre em forma e tenha um corpo saudável com a dose certa de malhação

Além de músicas animadas, típicas de baladas eletrônicas, 20 aparelhos foram bem distribuídos por uma enorme sala. Cada aula, porém, é destinada a trabalhar um grupo muscular específico. Na metodologia tradicional, o corpo é exigido globalmente durante os 50 minutos.

Sem grandes inovações, a proposta recicla um conceito antigo, e equivale a uma musculação moderada. Quem deseja tonificar os músculos, sem inflar os bíceps, certamente terminará atividade satisfeito, garante o especialista.

Para inspirar: Perdi 20kg sem cirurgia ou remédio e virei personal trainer

O gasto calórico, porém, não ultrapassa das 300 – índice considerado baixo para quem deseja perder peso, alerta Junior. Afinar a silhueta e livrar-se das gorduras localizadas exige mais suor, dedicação e tempo. A recomendação do especialista é usar o Pilates coletivo para tonificar, sem deixar de investir em aulas aeróbicas ou corridas na esteira.

Veja também:
Evoluir para crescer, perder ou definir
O treino da Tropa de Elite
10 fatores que influenciam no gasto de calorias
Pule corda e extermine calorias

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.