Contagem regressiva: um esquema especial para dar um trato no visual em duas semanas

Quando chegam as festas de final de ano e férias, é difícil encontrar quem não derrape na dieta e na malhação. O problema é que o feriado mais esperado pelos brasileiros, o Carnaval, começa a se aproximar e voltar à boa forma em tão pouco tempo parece uma tarefa impossível. Com um pouco de dedicação, no entanto, dá para ficar com o corpo em cima em apenas 14 dias, confira o roteiro que o Delas preparou com a ajuda de especialistas e prepare-se para cair na folia sem vergonha de mostrar o corpo.

Nada de moleza

Com o Carnaval batendo à porta, o jeito é fazer um treino expresso e muito eficiente, certo? Pensando nisso, Geraldo Chamilet, gerente da Metabolismo Academia, da capital paulista, montou o esquema ideal para quem deseja queimar calorias e, de quebra, exercitar os músculos do bumbum e das coxas treinando apenas três vezes durante a semana.

O melhor de tudo é que dá para suar a camisa em qualquer lugar, já que as atividades incluem pular corda, subir degraus, caminhar e pedalar. "Mas, antes, procure a orientação de um profissional", salienta Chamilet.

Primeira semana

Faça uma caminhada de 30 minutos. Em trechos planos, procure alternar 4 minutos de caminhada acelerada com 1 minuto de trote leve. Ao chegar em casa, suba 20 degraus (4 vezes) ou pule corda por 1 minuto (faça de 5 a 10 séries, descansado 30 segundos entre uma e outra).

Segunda semana

No primeiro dia, alterne 2 minutos de caminhada com 1 minuto de trote leve até completar 30 minutos. Depois, pedale em trechos planos por cerca de 30 minutos. Nos outros dias de treino, inicie com uma caminhada de 10 minutos. Depois, corra por 2 minutos e, em seguida, caminhe por mais 2 para se recuperar (são 4 repetições).

Salada: coma à vontade, evitando molhos gordurosos
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Salada: coma à vontade, evitando molhos gordurosos
Atenção ao menu!

Não tem jeito: para dar uma secada básica, aliar exercícios a uma dieta balanceada é crucial. Como o tempo é curto, pedimos à nutricionista Ana Cristina Teixeira Santos, da Equilibra Centro de Nutrição, do Rio de Janeiro (RJ), para montar um cardápio especial, que deve ser seguido até o Carnaval chegar. Se enjoar de alguma refeição do dia, é só dar uma olhadinha na tabela de substituição. Fácil, não?!

Desjejum: 1 xícara de leite desnatado com café preto e adoçante, 2 fatias de pão integral, 1 colher de sopa de queijo cottage e 2 fatias de peito de peru

Substituição: 1 pote de iogurte desnatado, 2 colheres de sopa de granola sem adição de açúcar e um enroladinho de peito de peru com queijo cottage

Lanche da manhã: 1 banana

Substituição: escolha entre nêspera (4 unidades), ameixa fresca (4 unidades), laranja lima (1 unidade), maçã pequena (1 unidade), mamão papaia (meia unidade) ou pêra (1 unidade)

Almoço: verduras à vontade, 4 colheres de sopa de legumes, 2 colheres de sopa de arroz integral, meia concha de feijão sem carne, um peito de frango médio

Substituição: 4 colheres de sopa de massa integral com molho vermelho ou de batata cozida, uma posta de peixe média ou um bife de carne vermelha magra

Lanche da tarde: uma xícara de chá claro com adoçante e 6 unidades de biscoito cookie integral
Substituição: barra de cereal (de até 100 kcal)

Jantar: verduras à vontade, 4 colheres de sopa de legumes, 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 peito de frango grelhado e 1 maçã

Substituição: 4 colheres de sopa de massa integral com molho vermelho ou de batata cozida, uma posta de peixe média ou um bife de carne vermelha magra. Como fruta, escolha entre uva (10 bagos), manga (1 unidade pequena), pêssego (2 unidades médias), melancia (1 fatia), tangerina (1 unidade) ou morango (10 unidades)

Ceia: 1 pote de iogurte light

Substituição: 1 copo (de 200 ml) de leite desnatado ou 1 pote de iogurte natural

Produtos superpoderosos!

Felizmente a ciência cosmética já proporcionou alternativas para detonar a celulite e a gordura localizada. E o melhor: elas vêm em potes! Mas, apesar de reunirem ativos realmente eficazes, é bom saber que, sozinhos, os cremes não fazem milagres.

“Para ver resultado, é preciso usar diariamente, além de praticar exercícios físicos com regularidade e manter uma dieta balanceada”, avisa Ludmila Figueiredo, fisioterapeuta dermato-funcional, de São Paulo.

Ela ainda recomenda que a aplicação seja realizada em movimentos circulares, até a completa absorção do produto. Dado o recado, conheça abaixo seus aliados no projeto de entrar em forma para o Carnaval.

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