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Elas são fundamentais para calcular a dieta. Mulheres perdem cerca de 1200 calorias/dia em repouso

Homens perdem cerca de 1.800 calorias em repouso. Mulheres até 1.200 quando não fazem nada. Cálculo é fundamental para dieta saudável
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Homens perdem cerca de 1.800 calorias em repouso. Mulheres até 1.200 quando não fazem nada. Cálculo é fundamental para dieta saudável
Os olhos piscam, o coração bate, o pulmão dilata e contrai. O bom funcionamento do organismo exige o consumo de calorias e este cálculo – de quanto o corpo gasta sem fazer esforço – é fundamental para traçar uma dieta saudável e que garante o emagrecimento por longo prazo.

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“Nenhuma dieta indicada pode ser menor do que o gasto energético em repouso, pois a energia necessária para estes momentos é fundamental para manter as funções vitais do organismo”, explica a nutricionista especializada em emagrecimento Márcia Reginal Dal Médico, autora do livro “SPA em casa” e profissional do SPA Jardim da Serra.

“A mulher tem um gasto energético em repouso de aproximadamente 1200 a 1400 calorias por dia. O homem entre 1800 a 2000 calorias diárias.”

As calorias consumidas enquanto não fazemos nada compõem o que os especialistas chamam de Taxa de Metabolismo Basal.

Segundo a nutricionista Márcia, se a pessoa pretende emagrecer e faz refeições que, somadas, totalizam as calorias gastas em repouso isso já ajuda no processo de emagrecimento.

Entretanto, como já explicou a médica especializada em medicina ortomolecular, Sylvana Braga, ao menos 10 fatores influenciam no gasto calórico e na quantidade ideal de calorias a ser consumida por cada um. Por isso, sempre é indicado fazer uma avaliação nutricional para definir o programa alimentar personalizado.

Outro quesito que é muito pessoal é a meta de quilos a serem eliminados por mês. “A perda de peso está relacionada à composição corporal total da pessoa, ou seja, a quanto ela tem de gordura corporal, massa magra e água”, explica Márcia. Por isso, uma pessoa pode até emagrecer 10 quilos em um mês, desde que tenha um peso bem elevado.

“Dietas muito restritivas são muito utilizadas para emagrecer rápido, porém seu maior problema é a dificuldade para manter o peso após o seu término.”

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Uma revisão de 31 estudos – eles acompanharam pessoas que fizeram dietas com menos de 1200 calorias diárias – comprovou o efeito passageiro das alimentações nada calóricas. A análise, feita por pesquisadores da Universidade de Minnesota, identificou que após cinco anos da data inicial do regime restrito, todos os participantes haviam recuperado o peso que haviam perdido.

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