Tamanho do texto

Obesidade está associada a puberdade precoce em garotas, de acordo com pesquisa que analisou mais de 100 artigos sobre o assunto

Puberdade precoce pode levar garotas à obesidade
Getty Images/Photodisc
Puberdade precoce pode levar garotas à obesidade
Especialistas norte-americanos concluíram que a puberdade precoce aumenta o risco de obesidade futura e de doenças como a síndrome metabólica e diabetes, associadas ao excesso de peso. A pediatra e endocrinologista Emily Walvoord, da Universidade de Medicina de Indiana, nos Estados Unidos, revisou 100 pesquisas sobre o assunto para determinar a relação entre obesidade e puberdade.

“A puberdade precoce é um dos fatores da obesidade. Existem outros que nós ainda não entendemos claramente, mas que também afetam esse momento”, diz ela, no material de divulgação do Centro para Saúde Avançada. Estes outros motivos, segundo a pesquisadora, podem incluir desde uma interrupção hormonal brusca até a presença de estresse crônico dentro de casa.

A chegada da puberdade antes do que deveria coloca essas garotas em risco: é nessa fase que elas têm uma imagem corporal muito negativa, além de estarem mais propensas a desenvolverem depressão e outros problemas psicológicos. "Alguns desses problemas também podem estar ligados à obesidade, se elas já forem gordinhas. Então é difícil desassociar causa e efeito", disse Walvoord.

"Garotas que chegam a puberdade cedo podem ter que enfrentar situações sociais para as quais ainda não estão preparadas, o que pode lever a problemas psicológicos e, em muitos casos, excesso de peso", disse Jane Mandle, psicólogo e professor da Universidade de Oregon. A revisão foi publicada no “Journal of Adolescent Health” (Jornal da Saúde Adolescente, em tradução livre).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.