Tamanho do texto

Pesquisa mostra que os chás engarrafados têm níveis muito baixos de antioxidantes

O chá feito em casa tem mais polifenóis do que produto vendido engarrafado
Getty Images
O chá feito em casa tem mais polifenóis do que produto vendido engarrafado
Quem compra uma garrafa de chá no supermercado pode não estar recebendo os esperados benefícios alardeados pelos fabricantes destes produtos.

Um novo estudo apresentado esta semana durante a reunião anual da Sociedade Americana de Química, em Boston, nos Estados Unidos, mostrou que essas bebidas podem conter níveis de antioxidantes – os chamados polifenóis – bem abaixo dos contidos nos chás verde ou preto feitos em casa, na chaleira.

De fato, algumas bebidas feitas de chá comercializadas hoje contêm quantidades tão pequenas de polifenóis que seria preciso beber 20 garrafas para obter uma quantidade igual à presente em uma xícara de chá verde caseiro. Os polifenóis são conhecidos como substâncias com propriedades anticâncer, antiinflamatórias e antidiabéticas.

“Os consumidores já conhecem bem os benefícios para a saúde de beber chá ou de consumir produtos a base de chá” afirmou o pesquisador Li Shiming em nota divulgada pela Sociedade Americana de Química.

“Há, no entanto, um enorme fosso entre a percepção de que o consumo de chá é saudável e o montante de nutrientes saudáveis – neste caso polifenóis – encontrados nas bebidas engarrafadas. Nossa análise descobriu que o teor de polifenóis nesses produtos engarrafados é extremamente baixo.”

Li e seus colegas mediram os níveis de polifenóis em seis marcas de bebidas engarrafadas de chá compradas em supermercados norte-americanos. Metade delas continha praticamente nada de antioxidantes, enquanto no restante os níveis de polifenóis eram tão baixos que seu efeito para a saúde era praticamente nulo.

“Fiquei surpreso com o baixo teor de polifenóis presente nas bebidas. Não esperava que fosse um nível tão baixo", disse Li, que é especialista em química de produtos naturais na WellGen Inc., uma companhia de biotecnologia de Nova Jersey, nos EUA.

Segundo Li, os consumidores que compram chás engarrafados podem estar, inclusive, gastando dinheiro em substâncias prejudiciais à saúde, como açúcar, xarope de milho rico em frutose e adoçantes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.