Tamanho do texto

Com ruas amplas e belíssimos parques, a capital portenha oferece agradáveis opções para o corredor e o caminhante

Buenos Aires é perfeita para caminhar e correr. Você se sente em um grande parque na capital argentina, com ruas planas e muito verde espalhado pela cidade. Isso sem contar o clima, geralmente agradável em qualquer época do ano, com temperatura média anual de 18ºC.

Uma das regiões mais indicadas para a prática esportiva é o Bosques de Palermo – conhecida como a “praia” dos portenhos. São cerca de 25 hectares de bosques, lagos e roseirais.

Lá, no coração do Parque 3 de Febrero, está localizado o Rosendal: um maravilhoso jardim com as mais variadas espécies de rosas. Se você gosta de caminhar, este é o local. Para correr, a dica é aproveitar a pista em volta do lago. O percurso tem uma milha (1,6 quilômetros), com marcações a cada 100 metros.

A grande movimentação de corredores argentinos na região acontece de manhã bem cedo durante toda a semana. Aos sábados e domingos, a rua ao redor do Parque é fechada para carros e ocupada por bicicletas e patins.

Outra boa opção em Buenos Aires é o Puerto Madero, com vista para o Rio da Prata. Não há pista de corrida, mas a Avenida Pierina Dealessi, um calçadão no lado oposto aos badalados restaurantes do cais, com cerca de dois quilômetros de extensão, é ideal para um treino curto e leve. Quem curte patinar, o local é dos mais apropriados. Crianças de bicicleta também se divertem ali. Nos finais de semana, com a intensa movimentação de turistas, prefira os horários da manhã ou do final da tarde.

Agora, se você gosta da ideia de conhecer Buenos Aires correndo pelas ruas da cidade, a sugestão é fazer um “running tour”. Existe até uma empresa, a Urban Running Tour , que oferece passeios por pontos turísticos da cidade, comandados por um guia corredor.

Em espanhol ou inglês, ele leva grupos de até quatro corredores por roteiros como Bosques de Palermo, Palermo Soho & Hollywood, Puerto Madero, Recoleta, San Telmo e Belgrano. As rotas têm 10, 15 ou 21 quilômetros, de acordo com o gosto e o fôlego do freguês.

Bem organizadas e atraindo um número cada vez maior de brasileiros, a Meia Maratona de Buenos Aires (em setembro) e a Maratona de Buenos Aires (em outubro) são excelentes indicações para quem gosta de participar de provas de rua.

Fique esperto!
- Evite correr nos bosques de Palermo à noite por medida de segurança
- Há muita movimentação turística em Puerto Madero aos finais de semana, isso pode atrapalhar a corrida
- Em corridas pela cidade, fique atento ao trânsito e obedeça à sinalização. Não esqueça de que você está correndo pelas ruas de uma grande cidade, e toda grande cidade tem motoristas apressados

Boa corrida:

Onde correr: Bosques de Palermo; Avenida Pierina Dealessi, em Puerto Madero; e pelas avenidas da cidade, em bairros como Recoleta, San Telmo e Belgrano
Clima: temperatura média anual de 18ºC
Melhor época para ir: em setembro e outubro, meses de Meia Maratona e Maratona
City tour correndo: percursos de 10, 15 e 21 quilômetros. Preços a partir de 60 dólares

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.