Tamanho do texto

Circundar o Hyde Park e o Kensington Gardens permite admirar prédios famosos da capital inglesa

Por estarem situados um ao lado do outro, muita gente acha que o Hyde Park e o Kensington Gardens, em Londres, são um parque só – a divisão deles é feita apenas pela Alameda The Ring.

Para quem deseja correr ou caminhar em regiões turísticas e de fácil acesso na capital inglesa ambos são ótimos destinos, com rotas de todos os tipos e para todos os níveis de condicionamento físico.

Os dois parques totalizam mais de 140 hectares de área verde. Aliás, uma das rotas mais interessantes é a que dá uma volta completa nos limites de ambos e totaliza 6.92 km. O percurso começa no Hyde Park, tendo como ponto de partida o Mable Arch, um famoso monumento local, formado por um grande arco de mármore, que fica bem próximo à Oxford Street.

Saindo de lá, é possível caminhar ou correr junto à ciclovia na direção oeste, passando por portões de entrada como Claredon e Victoria, entre outros, cruzando os limites de Kensington Gardens e seguindo em frente até completar todo retângulo que forma a rota, voltando ao ponto inicial.

Ao longo desse percurso pode-se admirar prédios históricos de Londres, como o Palácio de Kensigton e a famosa casa de espetáculos The Royal Albert Hall. Obviamente, é possível fazer trajetos menores dentro dos dois parques, por exemplo, percorrendo uma das margens do comprido lago The Serpentine.

De maneira geral, Kensington Gardens é mais adequado para caminhadas curtas de meia hora, mais tranquilas para quem deseja aproveitar o tempo livre para conhecer mais e melhor a cidade. Antigo jardim do Palácio de Kensington, ele é o menor dos dois parques e tem um clima quase familiar. Já o Hyde Park vai no sentido contrário do vizinho mais refinado, sendo bom para quem gosta de corridas mais longas e da agitação provocada pela alta frequência de público que o local recebe.

Fique esperto!

Os dois parques têm horário de funcionamento diferenciado. O Hyde Park fica aberto por mais tempo, funcionando da 5h até a meia-noite. Já Kensington Gardens é mais restrito, abre às 6h e fecha quando o dia escurece – o que no inverno londrino pode ser às 16h. Então, se você quer percorrer os dois, é melhor se planejar e chegar mais cedo do que isso.

Bons passos:

Localização: Londres/Centro
Estacionamento: nas imediações
Como chegar: metrô (Estações: Lancaster Gate, Queensway, Marble Arch, Hyde Park Corner, Knightsbridge e High Street Kensington)
Entrada: grátis
Vestiário: não (ambos)
Sanitários: sim (ambos)
Sites oficiais: Kensington Gardens / Hyde Park


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.