Tamanho do texto

Com cara e charme de parque europeu, o Forestal é uma ótima opção para andar de bicicleta na capital chilena

No coração de Santiago, o Forestal é o mais charmoso parque da capital chilena. Com mais de 100 anos de existência, a área verde foi criada para celebrar o centenário da república no Chile.

Atualmente, é um dos lugares preferidos dos moradores locais para passear e fazer esportes, como o ciclismo. São ao todo 17 hectares, um prato cheio para os fãs de passeios curtos com a magrela.

Além de atrair os fãs do contato com a natureza, o Parque Forestal de Santiago recebe muitos visitantes por sediar em seus domínios duas importantes instituições da cidade, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte Contemporânea.

Leia: 11 razões para viajar a Santiago do Chile

Com todos esses atrativos, circular no local nos fins de semana exige paciência. Se puder, pedale lá nos dias de semana, que são bem mais tranquilos.

O Forestal segue linearmente o Rio Mapocho e tem um estilo que se assemelha aos parques europeus, com alamedas largas e arborizadas. A vegetação exuberante da área verde tem mais de 6,5 mil espécies, entre as quais se destacam as belas araucárias e enormes jacarandás. Cobertos por generosas sombras, os bancos de madeira do lugar são ótimos para relaxar e ler um bom livro.

Mas como estamos falando de rotas de bicicleta, vamos deixar o descanso para depois e falar logo sobre os percursos. Pelo tamanho, o parque não tem espaço para trajetos muito longos de bicicleta. Dando uma volta completa nele, o ciclista não totalizará mais do que 4km.

Leia o especial sobre bicicletas do iG Saúde

Para percursos maiores, uma boa alternativa é emendar uma rota pelas margens do Rio Mapocho, podendo atingir 10 km ou até mais, dependendo do fôlego de quem está pedalando. Uma ultima opção é começar a rota na estação de metrô La Cisterna e descer toda Gran Avenida José Miguel Carrera em direção ao Forestal, num total de 12 km.

Fique esperto!
- Próxima ao parque, a loja La Bicicleta Verde é uma das mais procuradas pelos moradores e visitantes para alugar bikes. Os atendentes do estabelecimento são preparados para sugerir vários tipos de percurso, não apenas no parque, mas em toda Santiago
- O aluguel por 4 horas custa por volta de R$ 18. Alugar por 24 horas sai em torno de R$ 43. Períodos intermediários ou maiores também estão disponíveis
- A direção do parque promete construir em breve vias exclusivas para bicicletas no parque, mas por enquanto os ciclistas têm que dividir as pistas com os pedestres. Tenha cuidado
- Apesar de Santiago ser considerada uma das mais seguras capitais da América do Sul, é melhor evitar circular pelo parque durante a noite

Boas pedaladas!
Local: Centro de Santiago/Bairro Lastarria
Funcionamento: todos os dias, 24 horas
Transporte: metrô é a melhor opção. A estação mais próxima é a Bellas Artes, linha 5 (verde)

Leia também, no iG Turismo:
O essencial de Santiago
Chile e sua charmosa rota de vinhos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.