Tamanho do texto

Centennial Park conta com rotas que se ligam à rede de ciclovias da cidade

O Centennial Park é um dos lugares favoritos dos ciclistas em Sydney. Por ano, mais de 700 mil deles passam pelas pistas do parque na zona leste da cidade.

A alta frequência deste tipo de esportista é algo extremamente cultivado pela direção do local. Para se ter uma ideia desta dedicação, existe na área verde de 220 hectares uma pista exclusiva para jovens que estão aprendendo a andar de bicicleta, a Learners Cycleway. Afastada do tráfego de carros e pedestres, ela permite que meninos e meninas dêem suas primeiras pedaladas com total segurança.

Para quem já sabe andar de bicicleta há um bom tempo, o melhor trecho a se percorrer são os 3,5 quilômetros da Grand Drive. Circulando todo o Centennial Park, a via é sinalizada para facilitar a vida dos ciclistas. Ela é famosa na cidade por fazer parte da Maratona de Sydney e também por ter sido usada nos Jogos Olímpicos de 2000. Um dos charmes deste percurso é observar o estilo vitoriano das construções do local, frutos da colonização inglesa na Austrália. Aliás, a influência da Inglaterra já se faz presente origem do parque. Ele foi criado em 1888 para celebrar o centenário da presença européia nas terras australianas.

Outro ponto forte deste parque para os ciclistas é que ele faz parte de uma rede de ciclovias que percorrem a metrópole. Assim, as faixas do Centennial Park são conectadas a outras exclusivas para bicicletas nas ruas da cidade ou em outras áreas verdes. No site do governo do estado de New South Wales, o qual Sydney faz parte, é possível baixar um mapa completo com as ciclovias.

Se você está em Sydney, dependendo de onde está hospedado, pode usar uma das rotas do mapa para ir de bicicleta até o Centennial Park, que fica a 5 km da área central de Sydney. Se preferir, pode alugar uma bike no próprio local, que dispõe de vários modelos. O parque fica no bairro que leva o seu nome, é possível chegar lá por meio de ônibus ou trem.

Fique esperto

O Centennial Park recebe alguns eventos, como shows e festivais gastronômicos. Nestas ocasiões, a Grand Drive costuma ficar fechada para o trânsito de carros e bicicletas. Consulte o site do parque ou ligue para administração dele para saber se a via será fechada algum dia.

Boa rota

Localização: Sydney (Austrália)
Entrada: grátis
Telefone: +61 2 9339 6699
Horário de funcionamento: das 6h às 20h
Como chegar: ônibus/trem (linhas no site do parque )
Estacionamento: dentro do parque
Site oficial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.