Tamanho do texto

O Parque nacional de Yellowstone é destino para trilheiros com níveis diversos de experiência

Entrada do parque Yellowstone
Thinkstock Photos
Entrada do parque Yellowstone
Yellowstone é objeto de desejo de dez entre dez trilheiros. O mais antigo parque nacional do mundo, criado em 1872, ocupa partes dos estados americanos de Montana, Idaho e Wyoming, sendo neste último a sua maior porção.

A extensa área de 8980 km2 é famosa internacionalmente pelos seus gêiseres, que lançam água quente direto da terra a até 60 metros de altura. Não menos míticos são os seus animais silvestres, como os alces, búfalos selvagens, ursos marrons e poderosas águias no topo de suas árvores. Os ursos do parque, inclusive, têm como seu representante mais célebre o personagem Zé Colmeia – que este verão ele invadiu as telas dos cinemas brasileiros .

Com todo esse tamanho, fica até difícil planejar uma visita ao parque. Uma boa sugestão para iniciantes é ir a Yellowstone a partir da cidade de Jackson Hole, em Wyoming. O município é o de mais fácil acesso e tem também a melhor infraestrutura, sendo o único que conta com um aeroporto, entre os que dão acesso ao parque. Interessante pelo seu clima de faroeste americano, a localidade tem ainda bons restaurantes e hotéis.

Mesmo sendo o de mais fácil acesso, Jackson Hole ainda fica bem longe da entrada do parque. Saindo do aeroporto local, são 120 km de estrada. Aliás, se acostume com as distâncias, essa é uma marca de Yellowstone. Ainda que seu objetivo seja caminhar fazendo suas rotas de trekking, é recomendável que você alugue um carro para percorrer a grande extensão entre as diversas áreas de interesse da reserva.

Em alguns pontos específicos dentro de Yellowstone existem áreas com hospedagem, postos de gasolina e restaurantes. Assim, você pode deixar o seu carro estacionado nestes lugares e fazer sua trilha de trekking planejada para o dia ou dias. São inúmeras as possibilidades de rota. Sempre tenha em mãos um guia do parque para não se perder, eles são vendidos nas lojas da região. Bem preparado, o trilheiro tem a sua disposição inúmeras possibilidades, dependendo só do seu animo e fôlego para escolher o tamanho do percurso.

Uma das belas paisagens no interior do parque
Thinkstock Photos
Uma das belas paisagens no interior do parque
Fique esperto!

- Nas estradas dentro do parque, a velocidade máxima permitida é de 45 milhas (por volta de 70 km), não ultrapasse, os guardas estão atentos

- É comum ver o trânsito de animais como búfalos na estrada, mantenha a atenção

- Mudanças bruscas de temperatura são comuns em Yellowstone, com quedas de até 20 graus, esteja preparado

- Leve uma boa máquina fotográfica, você vai querer registrar as paisagens e os momentos incríveis em Yellowstone

- Para evitar a temperatura muito baixa, a melhor época para visitar o parque é entre os meses de maio e outubro

- Se puder, evite os meses de julho, junho e agosto. Americanos lotam o parque nesse período, causando imensas filas 

Boa trilha:

Localização: Wyoming/Parque Nacional de Yellowstone

Entrada: R$ 17 por pessoa (sete dias) ou R$ 33 por carro (sete dias)

Acampamento: 12 locais

Postos da guarda florestal: 7

Como chegar: carro

Estacionamento: em alguns setores do parque

Site oficial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.