Tamanho do texto

Local tem 1,6 mil quilômetros de trilhas com diferentes durações e graus de dificuldade

Fazer trekking no Parque Banff, nas Montanhas Rochosas canadenses, é uma experiência poderosa para os sentidos. A região combina lagos deslumbrantes de cor turquesa e esmeralda com uma impressionante cordilheira coberta de neve, além de uma rica e densa vegetação.

Nos seus 6.641 km², a área ainda oferece ao visitante a possibilidade de observar animais selvagens, como alces, ursos e lobos. O que torna o Parque Banff ainda mais irresistível aos aventureiros é a sua quantidade de trilhas: são 1.600 km.

A imensa área verde fica nos chamados Territórios do Noroeste do Canadá, no estado de Alberta. A melhor maneira de chegar lá é via Calgary, que tem voos diretos partindo de São Paulo e Rio.

Dessa grande cidade canadense, você pode pegar um ônibus para o município de Banff, que fica dentro do parque de mesmo nome. São 90 minutos de viagem, que também podem ser feitos de carro ou de trem.

Bem no coração das Montanhas Rochosas, a cidade de Banff oferece toda infraestrutura para quem deseja percorrer as trilhas do parque. Há hotéis de todos os tipos, dos albergues aos resorts de luxo, assim como áreas para acampamento. Também não faltam bons lugares para comer e para comprar suprimentos de camping.

O site do departamento de parques do Canadá oferece um ótimo mapa com diferentes opções de trekking de um dia. Há indicações completas de percursos – que duram de uma até nove horas – assim como informações das belas paisagens que serão encontradas em cada lugar visitado.

Uma trilha das mais interessantes é a que leva ao lindo lago Bourgeau. São 7,6 km e 6 horas desde o trecho em Banff da rodovia Trans-Canada Highway. Uma indicação de contato com a natureza e esforço físico para aventureiro nenhum botar defeito.

Fique esperto!
• No verão, entre os meses de julho e agosto, acontece o período mais indicado para trekking no parque
• Nem pense em ir ao parque no inverno, de novembro a março. Nesta época, a temperatura chega a 12º C negativos
• A temperatura pode cair bruscamente na parte mais alta das montanhas. É sempre bom consultar a previsão do tempo antes de sair
• Por segurança, em algumas áreas mais reservadas do parque só grupos acima de quatro pessoas podem fazer trekking
• Não deixe de se informar com as autoridades da cidade de Banff sobre as áreas onde há possibilidade de ataques de animais selvagens, como ursos

Boa trilha
Localização: Montanhas Rochosas/Cidade de Banff
Entrada: por volta de R$ 17 (adulto) e por volta de R$ 8.5 (crianças)
Estacionamento: sim, na cidade
Área de camping: 12
Site da prefeitura (informações sobre hospedagem e alimentação)
Site oficial


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.