Tamanho do texto

Aspecto psicológico pode ser peça-chave para sucesso – ou fracasso – do regime

Cuidado antes de decidir contar sobre a sua dieta
Getty Images
Cuidado antes de decidir contar sobre a sua dieta
“Come só um pedacinho”. “Você já está muito magra”. “Um só não vai prejudicar o regime”.

Durante o tempo em que decidiu emagrecer, essas foram as três frases que a mineira Juliana Alessi, 40 anos, mais ouviu de familiares, amigos e colegas de trabalho.

Na tentativa de encontrar apoio para a meta de perder 10 quilos, ela resolveu espalhar a notícia de que faria uma dieta . Os problemas tiveram início na mesma segunda-feira em que começou a reeducação alimentar.

“Ou as pessoas controlavam o que eu estava comendo ou ficavam me oferecendo coisas. Não tive paz”, reclama.

SIGA O IG SAÚDE NO TWITTER

Decidir emagrecer não é tarefa fácil. Colocar o plano em prática é ainda mais desafiador e exige disciplina e muita força de vontade. Mas, a partir daí, outra decisão tem de ser tomada: contar ou não às pessoas?

A questão, embora pareça trivial, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do plano de emagrecimento. Nessa hora, deve-se levar em conta características individuais e também coletivas.

Leia: Terapia ajuda a emagrecer mudando gatilhos da obesidade

“Tem quem fique melhor com o apoio das outras pessoas, mas tem quem não tolere críticas e insucessos. O primeiro tipo pode se sentir incentivado, mas o segundo pode ser desestimulado com uma observação negativa”, alerta Adriano Segal, responsável pelo setor de psiquiatria e transtornos alimentares da ABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

Pessoas sensíveis à opinião alheia devem evitar compartilhar o desejo de perder peso.

“A atitude é perigosa para quem dá ouvidos aos outros. Elas podem desanimar e voltar a comer compulsivamente”, afirma o neuropsiquiatra Sidney Chioro.

“É essencial analisar também para quem você acha que pode contar”, aconselha Chioro.

“Tem que se perguntar: se eu emagrecer, o que isso vai significar para essa pessoa? Os outros podem ter ciúmes. Se achar que o apoio vai ser mais importante, conte”, completa.

Frases como aquelas escutadas por Juliana são comuns e, mesmo que as atitudes sejam bem intencionadas, podem acabar desestimulando.

“O obeso precisa aprender a se comportar nesse tipo de situação. A pessoa precisa estar preparada para lidar com a vontade de comer, tem que saber manter a decisão e lutar contra as pressões que podem minar seu objetivo”, reforça Segal.

Motivação

Receber elogios quando se está perdendo peso costuma ser muito animador. No entanto, os especialistas recomendam cautela para não deixar que os galanteios passem a ser o objetivo maior.

“O principal instrumento para perder peso é a motivação pessoal. Querer agradar ao outro é um sentimento que desaparece rapidamente e, em casos graves, pode virar um transtorno alimentar”, diz Segal.

“É preciso encontrar a motivação dentro de si mesmo. A pessoa tem que querer emagrecer e não fazer isso por outra pessoa, mas sempre por ela mesma”, afirma Chioro.

Siga lendo sobre dietas:
40 dicas certeiras para emagrecer 2kg
Caem os mitos da dieta
A dieta dos países magros
Dicas para a dieta funcionar

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.