Tamanho do texto

Pesquisadores afirmam: sexo não é tão essencial para o orgasmo feminino

Abdominais: exercícios são gatilho para orgasmo em algumas mulheres
Getty Images
Abdominais: exercícios são gatilho para orgasmo em algumas mulheres
Uma nova pesquisa descobriu que mulheres podem experimentar a mesma sensação de prazer proporcionada pelo sexo durante o exercício.

O tipo de orgasmo é o “coreorgasmo”, pela associação com os exercícios que envolvem os músculos da região conhecida como “core”, no tronco, onde estão os principais órgãos vitais.

Leia: Guia do prazer e do orgasmo

“Os exercícios mais associados à indução do orgasmo são o abdominal, a escalada em cordas, o spinning e a musculação”, afirmou Debby Herbenick, pesquisador responsável e co-diretor do Centro de Promoção de Saúde sexual, da Indiana University’s School of Health, Physical Education and Recreation.

Segundo ele, a informação é interessante porque sugere que o orgasmo não é um evento apenas sexual e pode ensinar sobre os processos corporais que levam a mulher a esse estado de excitação.

A descoberta é baseada no resultado de uma pesquisa on-line respondida por 124 mulheres que reportaram experimentar orgamos induzidos por exercícios e 246 que experimentaram prazer sexual com eles.

Leia também: Exercícios melhoram o desempenho sexual

A idade média foi de 18 a 63 anos, a maioria era casada ou tinha um relacionamento e 69% eram heterossexuais, de acordo com o estudo, publicado como uma edição especial do jornal Sexual and Relationship Therapy.

O total de mulheres que experimentaram prazer ou orgasmo via exercícios chegou a 40%. A maioria relatou que não estava fantasiando sexualmente no momento e 20% disseram não ter controle sobre o orgasmo.

Leia: Orgasmos múltiplos por quem já teve

Do total, 51% das mulheres se disseram excitadas ao fazer abdominais, 27% relataram ter a mesma sensação fazendo levantamento de peso, 20% com ioga, 16% com spinning, 13% com corrida e 10% com caminhada.

O mecanismo por trás do orgasmo e prazer induzidos pelo exercício ainda é um tanto nebuloso, mas os pesquisadores esperam aprender mais sobre os gatilhos do prazer feminino.

Siga lendo notícias sobre bem-estar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.