Tamanho do texto

Novidades devem chegar às academias brasileiras ainda este ano

A hidro chair permite exercícios de pilates na água
Bruno Folli/iG São Paulo
A hidro chair permite exercícios de pilates na água
Os exercícios debaixo d’água acabam de ganhar um pouco mais de peso. Um dos equipamentos mais clássicos do pilates, a step chair, foi adaptado para atividades em piscinas.

Esta e outras novidades foram exibidas na 11ª Fitness Brasil, evento voltado a proprietários de academias, que termina hoje, em São Paulo.

“O equipamento trabalha a força nos exercícios”, explica o fisioterapeuta Eduardo Fraga, sócio-diretor da D&D Pilates, que desenvolveu o aparelho.

Batizada de hidro chair, a novidade valoriza exercícios de força sem perder a suavidade dos movimentos. A maioria das atividades na água requerem menos força e menos intensidade do que a versão em terra. Por isso têm sido muito indicadas para reabilitação ou para praticantes mais frágeis, como idosos.

“A água reduz o impacto do movimento e diminui a agressão às articulações”, esclarece o especialista.

Apesar disso, a principal vantagem do pilates na água está em permitir exercícios mais intensos. “É possível fazer mais de 50 movimentos com a hidro chair”, afirma Fraga.

Bike com gingado

A biomecânica do ato de pedalar foi bastante estudada para desenvolver a MoveBike, outra novidade apresentada na feira. Diferente das outras bikes indoor, ela permite movimentos laterais de até sete graus de inclinação.

Bike tem articulação para movimento laterais e reduz o risco de lesão nos joelhos
Bruno Folli/iG São Paulo
Bike tem articulação para movimento laterais e reduz o risco de lesão nos joelhos
“Esse movimento permite reduzir o desgaste dos joelhos e da coluna”, explica o professor de educação física Jamil Brites, que pesquisou o equipamento para seu mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com o movimento lateral, o equilíbrio do esportista é mantido de forma diferente. Ele precisa realizar o movimento completo da pedalada, com todo o giro. Nas outras bicicletas indoor, é possível aliviar o final do movimento quando o aluno está cansado. “Nessa, é mais difícil roubar”, comenta Jamil.

Ande por Los Angeles

Caminhar na esteira olhando para as TVs da academia pode não ser a coisa mais convidativa do mundo. Mas e se você pudesse correr bem no centro de Los Angeles, não ficaria mais animado?

Essa é a ideia da Matrix, que lançou um sistema capaz de interagir com o aluno de academia. Na tela de esteiras e bicicletas indoor, o monitor apresenta uma série de opções de cenário. O aluno escolhe um deles e pode percorrê-lo na velocidade que estiver no equipamento.

“Outros sistemas semelhantes têm cenários, mas eles não interagem com o aluno. São apenas distrações”, compara Ricardo Faiock, do marketing da Matrix que trouxe o sistema chamado de Virtual Active ao Brasil.

Corações na tela

A Fitness Brasil teve ainda lançamentos interessantes na área de monitoramento da frequência cardíaca. Um deles foi o Activio Fitness System, apresentado pela F&F Partners. Com o sistema, a frequência cardíaca de até 300 alunos pode ser monitorada ao mesmo tempo a partir de uma tela. O sinal é captado por um monitor, amarrado na altura do peito, que envia os dados em tempo real para um computador.

Aluna tem a frequencia monitorada na tela do professor
Bruno Folli, iG São Paulo
Aluna tem a frequencia monitorada na tela do professor
Esses dados são imediatamente projetados na tela, para controle de instrutores de academia e professores de educação física. Isso é especialmente útil em aulas como RPM ou body pump, que exigem mais do sistema cardiorrespiratório e abrigam alunos com diferentes níveis de condicionamento físico.

Com o monitoramento, o professor consegue ver quem está exagerando e quem pode aumentar a intensidade do treino. A ideia é que as academias tenham esse equipamento e ofereçam aos alunos, sem que eles precisem comprar nem o monitor que, no momento do exercício, é de uso individual.

Outra novidade nesta linha são os relógios da Beurer, que conseguem fazer a aferição cardíaca com apenas um toque ao lado da tela. O resultado aparece em dois ou três segundos. Os modelos estão sendo vendidos com preço sugerido entre R$ 199 e R$ 290.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.