Bem-Estar

enhanced by Google
 

Alcaçuz

Compartilhar:

Nome científico

Glycyrrhiza glabra L.

Nomes alternativos

Glicirriza, regoliz, pau-doce, raiz-doce, licorice (inglês)

Foto: Getty Images Ampliar

Raízes de alcaçuz

Descrição

Arbusto baixo cuja raiz é utilizada para dar sabor a doces, licores, sorvetes, gomas e na produção de alguns tipos de cerveja.

Muito usada na Grécia antiga, China e Egito, a raiz é cultivada principalmente na Grécia, Turquia e Ásia. Há duas variedades, uma delas tem o exterior marrom escuro, e a outra, arroxeado. Internamente, a raiz é amarela.

O alcaçuz é encontrado comercialmente em pedaços longos e cilíndricos, tem odor suave e o sabor muito adocicado.

Parte utilizada

Raiz.

Uso medicinal

No tratamento de tosses, gripes e resfriados. Alguns estudos ainda em fase inicial apontam que pode ter efeito anti-inflamatório no tratamento de reações alérgicas, reumatismo e artrite. Alguns usos tradicionais, mas sem comprovação científica ainda, indicam o alcaçuz no tratamento da dor de garganta, congestão dos pulmões, úlceras gástrica e duodenal, dispepsia, estimulante das glândulas supra-renais ou um laxante leve.

Modos de uso

Raiz pura mascada, infusão em vinho filtrado, chá da raiz fervida em água e em fitoterápicos como Camomilina c.

Cuidados e contraindicações

Uso deve ser evitado por grávidas, hipertensos, pessoas com doenças renais, com cirrose no fígado ou por quem faz tratamento com corticoides ou anticoagulantes. O uso por crianças também não é recomendado.

Efeitos colaterais

Em altas doses há a possibilidade de reações bastante sérias, incluindo pressão alta, baixos níveis de potássio no sangue e retenção de fluidos.

Todas as plantas
Ver de novo