Bem-Estar

enhanced by Google
 

Castanha-da-Índia

Compartilhar:

Nome científico

Aesculus hippocastanum L. 

Nomes alternativos

Castanheiro-da-Índia.

Foto: Getty Images Ampliar

Castanha-da-índia

Descrição

Árvore originária do sudoeste da Europa, muito difundida nas regiões temperadas. É cultivada como árvore ornamental, podendo chegar a 30m de altura.

Suas flores são brancas ou amarelas, dispostas em espiga. Apesar do nome "castanha", seus frutos não são comestíveis. As castanhas da árvore são venenosas e devem ser utilizadas somente após a preparação apropriada do extrato.

Parte utilizada

Cascas, folhas, sementes e frutos.

Uso medicinal

Indicada no tratamento da insuficiência venosa, como hemorroidas e varizes. Também auxilia na diminuição do inchaço das pernas e pés devido a problemas circulatórios.

Modos de uso

O extrato da planta está disponível em cápsulas, tintura em álcool, chás, pomadas e em fitoterápicos como Venovital, Proctosan, Neaesculus e Venocur triplex.

Cuidados e contraindicações

Deve ser evitada por gestantes, lactantes e crianças com menos de 10 anos de idade. Não deve ser utilizada por pessoas que sofrem de insuficiência hepática ou renal, ou em casos de lesões da mucosa digestiva.

Não utilizar junto com medicamentos anticoagulantes, nem mesmo tratamentos à base de aspirina. Por aumentar o risco de sangramento, qualquer uso da planta deve ser suspenso dias antes de uma cirurgia.

Sementes que não foram devidamente preparadas para o uso medicinal são venenosas e não devem ser utilizadas pelo ser humano. Em caso de ingestão das sementes frescas, procure um centro toxicológico ou um médico imediatamente.

Efeitos colaterais

Tontura, dor de cabeça, coceira ou inflamação da pele. Doses excessivas podem causar irritação do trato digestivo, náusea, vômito, fraqueza, diminuição da coordenação, dilatação da pupila e depressão do sistema nervoso central. O extrato da semente pode alterar a absorção de outros medicamentos e, combinado a outras ervas e suplementos, pode baixar a taxa de glicose no sangue.

Todas as plantas
Ver de novo