Bem-Estar

enhanced by Google
 

Ginseng

Compartilhar:

Nome científico

Panax ginseng L.

Nomes alternativos

Panacéia, cinco-folhas, ginseng-asiático, ginseng-coreano, ginseng-chinês.

Foto: Getty Images Ampliar

Ginseng (raizes)

Descrição

Planta famosa por suas raízes características em formato que lembra uma figura humana. Suas flores são cor-de-rosa com cinco pétalas, e os frutos são pequenos e vermelhos quando maduros.

A raiz do ginseng varia do branco-acinzentado ao amarelo-âmbar e é nativa das regiões montanhosas da China, Coréia, Japão e Rússia. Muito consumida em todo o mundo, ela é cultivada extensamente para fins medicinais.

Cuidado para não confundir o Panax Ginseng com o ginseng americano ou o brasileiro, que são plantas diferentes.

Parte utilizada

Raiz.

Uso medicinal

Estudos comprovam sua eficácia na melhora das atividades mentais, raciocínio lógico, capacidade física e em casos de fraqueza ou exaustão.

É usada tradicionalmente também no tratamento do diabetes, mas ainda são necessários mais estudos clínicos para confirmar esse efeito.

Modos de uso

Chás, cápsulas, comprimidos, em pó, extratos, tônicos, adicionado a bebidas e na formulação de fitoterápicos como Bioplus, Fortilan, Geriaton e Vigor Natus.

Cuidados e contraindicações

Pacientes diabéticos ou cardíacos devem consultar um médico antes de tomar ginseng. Deve ser evitado por grávidas, crianças pequenas, pessoas que sofrem de doenças autoimunes (lúpus, artrite reumatoide), com problemas de sangramento, que receberam transplantes de órgãos e por mulheres com câncer de útero ou ovário, endometriose ou miomas. Deve ser usado com cuidado por quem sofre de insônia, esquizofrenia ou pressão alta.

Efeitos colaterais

Insônia. Em grandes quantidades pode causar hipertensão, irritabilidade, dor de cabeça, diarreia, erupções na pele, problemas menstruais, sensibilidade nos seios, aumento dos batimentos cardíacos, alteração na pressão sanguínea, tonturas e mudanças de humor.

Todas as plantas
Ver de novo