Tamanho do texto

Por conta da perda natural da idade, os mais velhos deveriam incluir exercícios progressivos de resistência na rotina semanal

Idosa faz exercícios no templo de Tóquio
AFP
Idosa faz exercícios no templo de Tóquio
Pesquisadores analisaram a quantidade de atividades físicas necessárias para manter ou aumentar a massa muscular de adultos de duas faixas etárias: dos 20 aos 25 anos e dos 60 aos 75 anos.

Faça o teste e descubra: Qual a atividade física ideal para você?

Na fase inicial do estudo, de 16 semanas de duração, todos os participantes realizaram três séries de exercícios de resistência (leg press, extensão de joelhos e agachamentos) três vezes por semana.

Na segunda fase, de duração de 32 semanas, os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro interrompeu o programa total de treinamento, o segundo reduziu a frequência do treino para uma vez semanal e o terceiro reduziu a frequência para uma vez semanal e também a quantidade, para apenas uma série de exercícios.

Leia: "Personal vovôs" estão se popularizando

A massa muscular foi mantida entre os participantes mais jovens dos dois grupos que reduziram o treinamento. O mesmo não ocorreu com os mais velhos, que perderam massa muscular mesmo realizando de uma a três séries de exercícios uma vez por semana.

Entretanto, apenas um dia de treinamento de resistência foi o suficiente para manter a força dos participantes de diferentes faixas etárias – pelo menos quando realizado por um longo período.

“Não estamos defendendo a idéia de que devemos treinar apenas uma vez por semana, mas acreditamos que tal programa pode ser eficaz durante períodos temporários, quando é difícil manter uma rotina consistente e intensiva de vários dias de treino por semana”, disse Marcas Bamman, da Universidade do Alabama.

“Nossos dados são os primeiros a apontar que pessoas mais velhas precisam realizar mais exercícios semanalmente para manter um aumento de muscular induzido por treinamento de resistência”, complementou Bamman, que liderou o estudo.

“Todos os adultos deveriam incluir exercícios progressivos de resistência na rotina semanal, mas sempre haverá períodos, durante longas viagens ou doenças na família, quando é difícil manter a prática de exercícios”, ele complementa.

Veja também:
Exercícios físicos podem melhorar memória de idosos
Adaptações em casa ajudam a garantir velhice saudável
A terceira idade da dança, do tai chi e das ultramaratonas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.