Tamanho do texto

Atar ou desatar o nó parece afetar as cinturas de homens e mulheres de forma diferente

Quilos em a mais: eles ganham após o divórcio, elas após o casamento
Getty Images
Quilos em a mais: eles ganham após o divórcio, elas após o casamento
Um novo estudo mostra que as mulheres são mais propensas a acumular quilos em excesso após o casamento, enquanto os homens ganham peso após um divórcio.

Faça o Programa de Dieta e perca até 5kg em um mês

"Claramente, o efeito das transições civis sobre mudanças de peso difere de acordo com o gênero", afirma Dmitry Tumin, autor do estudo e doutorando em sociologia na Universidade Estadual de Ohio (EUA).

Tumin e sua equipe estudaram o ganho de peso nos dois anos seguintes a casamentos ou divórcios entre mais de 10.000 pessoas nos Estados Unidos entre 1986 e 2008.

Quando comparados a pessoas que nunca haviam se casado, homens e mulheres casados e divorciados eram mais propensos a um pequeno ganho de peso nos dois anos seguintes às suas transições civis, constatou o grupo de pesquisadores.

Calcule o seu IMC e veja se o seu peso está adequado para a sua altura

Na maioria dos casos, o ganho de peso foi pequeno e não representou uma séria ameaça à saúde. Mas o risco de incorrer em um grande ganho de peso foi maior entre os homens depois de um divórcio e entre as mulheres depois do casamento.

"Divórcio para os homens e, em certa medida, o casamento para as mulheres promovem ganho de peso que pode ser grande o suficiente para representar um risco para a saúde", concluiu Tumin.

O estudo não avaliou as razões pelas quais o aumento de peso grande é mais provável para os homens depois de um divórcio e para as mulheres após o casamento, e as pesquisas não vão além do período de dois anos depois do casamento ou divórcio. Mas as descobertas se parecem com as de pesquisas anteriores feitas sobre o tema.

As mulheres casadas têm, frequentemente, um papel maior em torno da casa do que os homens. Sendo assim, podem ter menos tempo do que as solteiras para fazer exercícios e manter a forma", teoriza o professor de sociologia e o co-autor da pesquisa, Zhenchao Qian.

Leia: Para elas, estresse em casa é maior do que no trabalho

"Por outro lado, estudos mostram que a saúde dos homens casados se beneficia com o casamento. Eles perdem esse benefício uma vez que se divorciam, o que pode levar ao ganho de peso."

Os pesquisadores também descobriram que pessoas com mais de 30 anos de idade tinham maior probabilidade de ganho de peso após o casamento ou o divórcio, e o risco foi aumentando à medida que os participantes ficavam mais velhos. A razão disso, disseram os pesquisadores, pode estar no fato de que, com a idade, vão se estabelecendo padrões de dieta e atividade física difíceis de serem modificados.

A pesquisa foi apresentada esta semana na reunião anual da Associação Americana de Sociologia, em Las Vegas.

Siga lendo sobre alimentação e dietas:
Caem os mitos da dieta
Os pequenos vilões da dieta
A dieta dos países magros

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.