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Estudo mostra que levantar pesos ajuda a cessar o hábito sem ganho de peso

Pesos: malhar pode ajudar fumantes a abandonarem o vício
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Pesos: malhar pode ajudar fumantes a abandonarem o vício
Quer parar de fumar sem ganhar peso com isso? Vá para a academia.

A sugestão, que parece óbvia, guarda em si uma nuance interessante: uma nova pesquisa norte-americana mostrou que levantar pesos pode ajudar fumantes a largar definitivamente o vício, sem sofrer com o conhecido aumento de peso comumente enfrentado pelos fumantes em abstinência.

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Os pesquisadores descobriram que três meses “puxando ferro” ajuda a reduzir a vontade de fumar e também os sintomas de abstinência, diminuindo ao mesmo tempo o ganho de peso que às vezes acompanha os que desejam parar de fumar.

No geral, homens e mulheres que completaram o programa de treinamento de resistência foram duas vezes mais propensos a largar o vício do que fumantes que não levantaram pesos.

"E enquanto a grande maioria dos fumantes quer parar de fumar, menos de 5% são capazes de fazê-lo sem ajuda", disse Joseph Ciccolo, autor do estudo e psicólogo do exercício do Miriam Hospital’s Centers for Behavioral and Preventive Medicine, em Providence (EUA).

"Precisamos de qualquer nova ferramenta que possa ajudar os fumantes a parar com sucesso e, aparentemente, o treinamento de resistência pode ser uma estratégia efetiva", acrescentou.

No estudo, financiado pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA, a equipe do Ciccolo recrutou 25 homens e mulheres fumantes com idade entre 18 e 65 anos, que fumaram pelo menos cinco cigarros por dia durante o ano passado.

Todos os participantes foram aconselhados sobre parar de fumar por 15 a 20 minutos e receberam um suprimento de oito semanas de adesivos de nicotina, antes de serem divididos aleatoriamente em dois grupos.

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O primeiro grupo de fumantes foi solicitado a completar duas sessões de uma hora de treinamento de resistência, com 10 exercícios a cada semana durante 12 semanas. A intensidade do programa de treinamento também foi aumentada a cada três semanas. Enquanto isso, o segundo grupo de fumantes (grupo-controle) simplesmente assistiu a um vídeo breve sobre saúde e bem-estar duas vezes por semana.

Depois de completar o regime de 12 semanas, 16% dos fumantes no grupo que levantou peso pararam de fumar, de acordo com o estudo publicado na edição de agosto da revista Nicotine & Tobacco Research. Como bônus adicional, também haviam perdido peso e gordura corporal.

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Em contraste, apenas 8% dos fumantes no grupo-controle tinha parado, e eles tinham também ganhou peso e gordura corporal, mostraram os resultados. Três meses depois, 15% das pessoas do grupo levantador de peso ainda não tinha começado a fumar de novo, em comparação com 8% do grupo-controle.

No entanto, apesar dos resultados promissores, os autores do estudo observaram que são necessárias mais pesquisas sobre treinamento de resistência antes que a prática possa ser considerada um tratamento clínico para parar de fumar.

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