Tamanho do texto

Cantora lança rede de academias com aulas focadas na dança em grupo, inspiradas nos shows da pop-star

Madonna em aula inaugural de sua rede de academias. Brasil é cogitado para receber espaço que ensina as coreografias feitas no show da cantora
Divulgação
Madonna em aula inaugural de sua rede de academias. Brasil é cogitado para receber espaço que ensina as coreografias feitas no show da cantora
Os braços bem torneados e as pernas musculosas que Madonna exibe no auge dos seus 52 anos são esculpidos com uma bela ajuda das coreografias feitas por ela em seus shows.

Ainda que não garanta as mesmas curvas da eterna diva da música, a rede de academias recém lançada pela cantora ensina os alunos a dançar e suar a camisa exatamente como a musa faz no palco.

Quer ter pernas de celebridade? Saiba aqui

É com este mote que Hardy Candy Fitness, grife de malhação assinada por Madonna e pelo empresário internacional do setor Mark Mastrov, pretende atrair os clientes para suas escolas que começaram a ser implantadas em novembro do ano passado.

O nome da rede é inspirado no último álbum da pop-star. Até agora, já foram inauguradas três unidades da rede, uma no México e duas na Rússia. No site oficial , em que pede aos fãs para votar quais cidades do mundo devem receber a Hardy Candy Fitness, São Paulo aparece em terceiro lugar e o Rio de Janeiro na décima posição (dividem espaço no ranking com Praga, Montreal, Paris e outras).

“Conversei com o Mark Mastrov recentemente e ele me disse que o Brasil está nos planos para receber as academias da Madonna, mas ainda não tem nada certo, seria para 2012”, afirmou o presidente da Fitness Brasil, Waldyr Soares.

Faça o teste : Qual é a atividade física ideal para você?

Soares contou que as aulas na academia de Madonna misturam malhação, bem-estar e entretenimento, tendência que está em alta no Brasil. Segundo ele, cada aula tem o nome de uma das músicas da cantora e, em algumas classes, é utilizado todo o aparato dos shows, com iluminação e som específicos. São ensinadas as mesmas coreografias feitas pelo corpo de baile que acompanha a cantora.

Além das aulas-shows, as academias também tentam, como disse Madonna em entrevista à revista da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA – entidade norte-americana focada no combate ao sedentarismo no mundo), reproduzir “o seu modo de cuidar do corpo e da mente”. Por isso, também são ministradas aulas de ioga, boxe, artes marciais, danças feitas em shows dos artistas preferidos de Madonna e também de capoeira, modalidade que ela aprendeu aqui no Brasil. Também está prevista a Zumba, mistura de ritmos latinos que acaba de chegar nas academias brasileiras.

Tendência

O estilo de malhar implantado por Madonna já começou a ser implantado academias brasileiras. Segundo afirmaram os empresários do setor na 21ª Fitness Brasil Internacional (que ocorreu no mês passado no litoral paulista) o foco da ginástica nacional é investir em aulas em grupo, dançantes e que sejam divertidas.

Isso porque, o investimento em máquinas, aparelhos e exercícios de última geração até conseguiram fazer com que o mercado fitness crescesse de forma avassaladora nos últimos anos (70% desde 2000). Mas esta curva de crescimento também foi acompanhada por um aumento de sedentários e obesos em território nacional.

Segundo os últimos números do Ministério da Saúde, a população com sobrepeso hoje soma 48% e os obesos 15% (ante 42% e 11%, respectivamente, em 2006). “Dentro das 15 mil academias existentes no País estão somente 3% dos brasileiros”, lamentou o presidente Waldyr Soares.

Para reverter este quadro, a personal Mônica Tagliari, especializada em aulas de ginástica em grupo, acredita que as danças de coreografias simples, feitas por mais de 30 alunos, pode ser a solução. “Primeiro porque a aeróbica e as danças liberam hormônios ligados à sensação de bem-estar. Depois, porque em meio à multidão, os tímidos podem ficar escondidos, sem ficar expostos e assim vencer o medo de fazer aulas”, avalia Mônica.

Para o próximo semestre e início de 2012, três aulas em grupo prometem ganhar as academias. Leia mais sobre elas

Aero retrô

Zumba

Sh’Bam

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.