Tamanho do texto

Parques e praças são a melhor opção para quem está começando

Parques e praças permitem caminhar ou correr com mais tranquilidade
Getty Images
Parques e praças permitem caminhar ou correr com mais tranquilidade
Academia? Parque? Rua? Perto de casa, para não correr o risco de desistir?

“O ideal é procurar locais próximos à residência ou ao trabalho, aproveitando os horários da manhã (no máximo até 9 horas) ou no final da tarde, início da noite (a partir de 17 horas), levando em conta também temperaturas mais amenas e a melhor qualidade do ar”, orienta o professor Rodrigo Ferreira.

Acesse as planilhas de treinos

Se a decisão foi ganhar as ruas perto de casa, pela facilidade de deslocamento, é preciso avaliar as condições de segurança – desde a conservação das calçadas, até ruas com muito trânsito ou desertas demais.

Faça o teste: Como anda o seu fôlego?

“Prefira praças e parques sempre que possível, para não ter maiores preocupações. Variar o tipo de terreno também é importante e nesses locais você conta com áreas gramadas, terra batida e pista de pedriscos”, diz o treinador.

Leia: 7 dicas para escolher o tênis certo

No início, não se preocupe com a distância percorrida – prefira estipular o treinamento em tempo. “Mas use alguns pontos de referência, como se fossem a largada e a chegada. Aos poucos vá ampliando essas marcas”, sugere o professor de educação física Vanderlei Carlos Severiano, responsável pela Equipe Branca Esportes, de São Paulo.

Ir para as planilhas

Voltar para o checklist

Ler outras reportagens sobre exercícios

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.