Bem-Estar

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Fábio Tavares Segura

A musculação ficou fácil. Aumento o peso ou as repetições?

O peso deve ser adequado para conquistar as mudanças estéticas e funcionais desejadas

08/04/2011 10:53

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"Primeiramente, é importante saber que para gerar benefícios físicos e/ou estéticos, a atividade física precisa submeter o indivíduo a um estímulo ao qual ele não está acostumado.

Na musculação e em qualquer outra modalidade de resistência é possível dizer que o exercício ficou fácil quando você perceber, ao final da tarefa solicitada (exemplo: 3 séries de 20 repetições de abdominais), que conseguiria fazer mais movimentos.

Como o peso e a resistência são os elementos responsáveis por 70% do resultado gerado por uma atividade neuromuscular (como a musculação), deve-se ter consciência de que a carga deve ser máxima para o exercício solicitado. Por exemplo: se o treinador indicar 3 séries de 10 repetições, o peso correto será aquele com o qual, na última série, não é possível fazer mais de 10 ou 11 movimentos corretamente – ou seja, com postura adequada e execução perfeita.

É válido ressaltar que há treinos em que são utilizadas cargas mais leves e, por isso, o número repetições do movimento é maior (de 15 a 25). Ainda assim, o peso deve ser adequado para conquistar as mudanças estéticas e funcionais desejadas.

Portanto, quando o exercício ficar fácil, o ideal é aumentar a carga para que os últimos movimentos sejam feitos com esforço (isso independente de serem 5, 10 ou 25 repetições). Afinal, fazer força é saudável e necessário em todas as fases de nossa vida."

Fábio Tavares Segura, professor de educação física da academia Cia Athletica, unidade de Belém (PA)
 

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