Bem-Estar

enhanced by Google
 

Marcelo Piva

Musculação ajuda a emagrecer?

Ela pode ser um trunfo para perder peso, mas é preciso cuidar a alimentação

21/02/2011 16:07

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

“Atividades clássicas de trabalho aeróbico, como caminhar, correr, nadar ou pedalar são, geralmente, as mais indicadas para o emagrecimento. Ainda assim, a musculação pode ser um grande trunfo para a perda de peso, pois utiliza a glicose como substrato energético principal, contribuindo para o emagrecimento saudável. Esta prática, aliada a um plano alimentar adequado, resulta em uma musculatura rígida, definida e sem flacidez.

Um outro fator importante é que a prática de musculação tende a aumentar os níveis naturais do hormônio do crescimento e da testosterona, classificados como emagrecedores por mobilizarem gorduras para a produção de energia.

Em um treino de musculação bem orientado de alta intensidade nosso corpo acumula grandes quantidades de ácido lático, que tende a ser removido durante o período em que o corpo estará queimando calorias em repouso. Fato que não acontece depois de um treino de caminhada, corrida, ou pedalada.

Então, siga a receita que sempre deu certo: pratique uma atividade muscular localizada, como musculação, de duas a três vezes na semana, aliado a uma atividade aeróbica que lhe dê prazer (caminhada, corrida, uma aula de boxe ou de bike), também de duas a três vezes por semana.

Uma caminhada moderada de uma hora pode ajudar a eliminar entre 200 e 300 calorias. Durante 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de calorias, o que pode variar de acordo com cada metabolismo.

Manter um quilo a mais de músculos consome 15 calorias extras por dia. Se, em um prazo de 40 semanas você conseguir ganhar dois quilos de músculos, poderá eliminar 8.400 calorias. Você poderá eliminar de dois a três quilos de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3 vezes por semana.

E por fim, pense seriamente em rever seus hábitos alimentares. É no plano alimentar diário que está a diferença dos resultados, revelando os benefícios de quem opta em se alimentar sob uma orientação especializada, de forma segura e equilibrada, dos que apenas tentam compensar eventuais exageros gastronômicas com exercícios extenuantes no dia seguinte”.


Marcelo Piva é personal trainer especializado em Nutrição Esportiva do Centro Marcelo Piva e da Academia Body One, em Porto Alegre (RS).

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo