Bem-Estar

enhanced by Google
 

Luiz Carlos Py Flôres

O que é frequencímetro? De que forma ele ajuda na academia?

O aparelho mede a frequência cardíaca e ajuda mensurar se não há excessos no exercício

07/07/2011 18:17

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Getty Images Ampliar

Frequncímetro: aparelho mede a frequência cardíaca e direciona os treinos

O frequencímetro, ou monitor cardíaco, é um aparelho usado para medir os batimentos cardíacos de uma pessoa. Em qualquer modalidade, seu uso é de extrema importância, porque com ele conseguimos fazer um acompanhamento das variações da freqüência cardíaca durante o repouso, os picos de exercícios até a volta à calma.

Veja aqui: Um plano de exercício para correr e caminhar

Desta forma a atividade é realizada dentro de uma zona de maior segurança para o praticante. Vale lembrar que, mesmo com o monitor, o aluno deve estar atento aos sinais do seu corpo. Afinal, o indicador mais confiável é a nossa própria percepção em relação ao esforço. Em segundo lugar, o frequencímetro.

Faça o teste e descubra qual é a atividade física ideal para você

Para fazer esse controle existem diversas fórmulas de cálculo da freqüência cardíaca, sendo que uma bastante usada é a de Tanaka (freqüência cardíaca máxima = 208 – 0,7 x idade). A partir do valor encontrado, é possível analisar a faixa de trabalho que devemos manter, de acordo com a prescrição de um profissional para o objetivo traçado. Por exemplo: para um trabalho aeróbico com queima de gorduras, a recomendação é manter a freqüência cardíaca entre 55 e 75% da freqüência cardíaca máxima (conhecida como “zone fat burn”).

Os monitores são bastante úteis especialmente durante as atividades aeróbicas. Para ter ideia, além da freqüência cardíaca, alguns medem quanto tempo o aluno se manteve na faixa prescrita ou a quantidade de calorias gastas. Há também aqueles que possuem um sistema que nos permite passar o treino para o computador em forma de gráfico, o que dá suporte para novas prescrições.

Saiba o que acontece dentro do corpo durante a corrida

Na musculação uma boa pedida é usar o frequencímetro para calcular o tempo de repouso entre uma série e outra. Ou seja: se o aluno inicia o exercício com a freqüência cardíaca em 100 batimentos por minuto (bpm) e chega a 150 bpm ao realizar o movimento, durante o descanso pode usar o monitor para observar quando se aproxima novamente dos 100 bpm – aí é hora de fazer outra série. Outra ótima ideia é utilizar o aparelho enquanto faz treino em forma de circuito. Isso porque fica mais fácil evitar que a freqüência cardíaca caia, permanecendo, assim, na zona alvo de exercício.
 

Leia outras dúvidas respondidas por personais

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo