Bem-Estar

enhanced by Google
 

César Patti

Que tipo de tênis preciso para começar a correr?

Para quem corre todos os dias é essencial fazer um rodízio entre os pares de tênis

10/03/2011 12:10

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

Foto: Thinkstock/Getty Images Ampliar

Para a saúde de seus ossos, escolha o tênis adequado a seu tipo físico

“Um tênis de corrida escolhido de maneira correta pode ajudar a compensar deformações do pé, detectadas a partir da avaliação de um ortopedista ou de um fisioterapeuta. Hoje, as marcas de calçados para corrida de maior projeção no mercado têm opções para acertar uma possível pisada errada, o que é bastante comum.

Alguns têm a pisada pronada – quando a pessoa pisa para dentro –, outros supinada, quando a pisada é para fora. Mas de maneira geral, o mais importante a ser avaliado em um tênis de corrida é o amortecimento.

Como cada empresa apresenta uma tecnologia, fica difícil recomendar algum benefício específico. Mas é importante se certificar de que o tênis tem algum tipo de recurso que ajude a diminuir o impacto do corpo com o chão.

Um tênis para jogar futebol de salão, por exemplo, tem outro tipo de constituição. Ele é feito para um tipo de corrida de explosão e que também envolve diversas paradas e chutes fortes.

Para quem corre todos os dias é essencial fazer um rodízio entre os pares de tênis. Em média, os sistemas de amortecimento precisam de 24 horas para se reconstituir e voltar a exercer todas as suas funções.

Por isso é importante intercalar o treino entre dois pares, preservando o amortecimento por mais tempo.

Quanto ao tecido, busque uma peça que deixe o pé arejado, e que ao mesmo tempo promova conforto e segurança ao pé. Assim como algumas peças de roupa, certos tipos de tênis são feitos de materiais tecnológicos, com passagens estratégicas de ar, que ajudam na evaporação do suor, evitando que os pés fiquem úmidos”.

César Patti é personal trainer da academia Fórmula do Shopping Eldorado, em São Paulo.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo