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Conheça as indicações dos profissionais que cuidam de perto do corpo das celebridades

Grazi Massafera corre na praia: corpo sequinho e músculos bem definidos
AgNews
Grazi Massafera corre na praia: corpo sequinho e músculos bem definidos
Quem vê Grazi Massafera, Camila Pitanga, Ângela Vieira e Gracyanne Barbosa não consegue imaginar o quanto elas precisam suar para garantir pernas bem torneadas, barriga chapada e peso controlado. Para desfilar lindas e magras por aí, elas contam com a ajuda de um time qualificado de nutricionistas e personal trainers. O iG Delas pediu para três desses profissionais indicarem qual o caminho a seguir por quem quer conquistar um corpo como o dessas deusas.

Equilíbrio, esforço e determinação

Para emagrecer com saúde, não existe fórmula milagrosa. A combinação alimentação, exercícios e descanso é fundamental para garantir bons resultados. “Para que o organismo funcione corretamente e isso possa se transformar em boa estética corporal e bem-estar físico e mental,  os três pilares são necessários."

O bom funcionamento depende da interação entre atividade física regular, de três a cinco vezes por semana, alimentação saudável (rica em nutrientes e pobre em gorduras) e boa qualidade do sono (horas de sono ininterrupto)”, recomenda Marcus Vinicius Mattos, professor de educação física do Espaço Stella Torreão, responsável pelo treino de famosas como Camila Pitanga, Júlia Lemmertz e Ângela Vieira, no Rio de Janeiro.

Pernas saradas

Gracyanne Barbosa exibe corpo com músculos bem definidos
AgNews
Gracyanne Barbosa exibe corpo com músculos bem definidos
Gracyanne Barbosa ganhou os holofotes com suas pernas bem torneadas exibidas na avenida, em pleno carnaval. Quer pernas assim? O personal trainer Xande Negão, que cuida do planejamento de exercícios da modelo, fala como conseguir. “Tem que treinar regularmente com exercícios de sobrecarga, sempre procurando superar os limites. Alem disso, é preciso seguir uma alimentação balanceada.”

Aos poucos

Os especialistas são unânimes em afirmar: progressão do exercício e descanso são essenciais para alcançar seu objetivo sem lesões. “Querer antecipar resultados acarreta lesões, o que impede a continuidade da atividade física e com isso amplia a distância dos objetivos. O organismo precisa de tempo para se adaptar aos estímulos, devendo então ser respeitada a individualidade biológica”, aconselha Marcus.

“Tem quem acredite que malhar perna todo dia trará resultado, mas é capaz de ganhar uma lesão. O corpo precisa de três coisas para um bom resultado: treino, alimentação e descanso. Se esta receita for seguida o resultado será alcançado”, diz Xande Negão.

Que atividade escolher?

A atividade deverá ser escolhida em função dos objetivos. “Quem busca tornear os músculos costuma recorrer a sessões individuais de musculação ou aulas coletivas de hidroginástica e ginástica. Quando o objetivo passa a ser uma redução no peso de gordura ou melhoria do condicionamento cardiorrespiratório, atividades aeróbias passam a ser as mais indicadas”, aconselha Marcus Mattos.

O personal trainer Flávio Settanni, responsável pelas belas curvas da apresentadora Luciana Gimenez, em seu site , recomenda que “cada um faça aquilo que mais gosta de fazer, desde que mantenha a freqüência cardíaca no valor adequado”. Saiba como calcular sua frequência cardíaca ideal .

Dani Bananinha exibe barriga com
AgNews
Dani Bananinha exibe barriga com "gordura zero"
Barriga chapada

Novamente o segredo aqui está na combinação exercícios mais alimentação correta. “Eu indico treino aeróbico regularmente e exercícios específicos para a região do abdômen (supra + infra + lateral). A alimentação balanceada ajuda muito”, diz Xande Negão, que também treina a modelo e dançarina Dani Bananinha. Vale salientar que, principalmente para essa região do corpo, a genética tem papel muito importante e pode ajudar ou atrapalhar.

Para secar as gordurinhas

Variar os exercícios é a melhor opção para quem quer emagrecer. “Um programa eficiente de mudança corporal deve dar prioridade ao aumento de tecido muscular e à diminuição do tecido adiposo”, aconselha Settanni.

A recomendação de Xande Negão é o circuito. “Exemplo: 10 minutos de aeróbico + abdominal + 10 minutos de aeróbico + 10 minutos de musculação com exercícios para os membros superiores + 10 minutos de aeróbico + 10 minutos de exercícios para membros inferiores.” No entanto, o personal alerta: esse tipo de treino é para quem já tem boa resistência, para os iniciantes o ideal é começar com 10 minutos de treino aeróbico, intercalando a musculação e finalizar com mais 10 minutos de aeróbico.

Quanto exercício fazer

Cada pessoa deve respeitar seu ritmo e determinar a freqüência de treino de acordo com seu objetivo. “Em regras gerais, no caso de musculação, ginásticas e suas variações, duas a três vezes por semana é o mínino. Atividades aeróbias, como corridas, pedaladas e natação, três a cinco vezes por semana, podendo chegar a até sete vezes por semana no caso de recomendações médicas, como por exemplo, para hipertensos e diabéticos, com tempo total de duração entre 30 e 60 minutos por sessão”, aconselha Mattos.

Comece desde já para arrasar no verão

Não adianta sair correndo para perder aqueles pneuzinhos quando o sol já estiver dando as caras por aqui e suas amigas estiverem se exibindo com biquínis de lacinho. “É preciso ter metas e cumpri-las”, avalia Xande.

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